Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

MENTE SÃ

comida para o cerebro  MENTE SÃ comida para o cerebro

Pesquisas recentes mostram que o cérebro também precisa ser bem alimentado.

Antigamente, a base da alimentação era composta por alimentos como frutas, sementes, vegetais, plantas silvestres, raízes e peixes. Comparando a alimentação daquela época com a atual — caracterizada por alimentos industrializados — é possível encontrar muitas diferenças na composição nutricional dos alimentos.

Para nosso cérebro, essas mudanças não são nada benéficas, podendo desencadear disfunções em todo o organismo, especialmente no sistema nervoso, levando ao aparecimento de sintomas como depressão, cansaço crônico, desmotivação e perda de memória.

Listamos alguns nutrientes cuja deficiência pode agravar os sintomas em doenças relacionadas ao sistema nervoso:

Colina: nutriente encontrado na gema do ovo que contribui para produção de novas células, além de atuar no metabolismo das gorduras.

Ômega-3 DHA (ácido docosahexaenóico): é um ácido graxo que atua na regulação dos níveis de triglicerídeos em nosso organismo. É encontrado em peixes como salmão e sardinha.

Vitaminas do complexo B: são encontradas em grãos integrais, vegetais verde-escuros, leguminosas, sementes oleaginosas, frutos do mar e carnes; essas vitaminas intensificam a formação de energia proveniente dos carboidratos, proteínas e lipídeos.

Vitamina E: encontrada no óleo de girassol, óleo de soja, grãos integrais, germe de trigo, nozes. Sua função é de proteger a integridade das células, o que contribui para o adequado funcionamento do sistema imunológico.

Vitamina C: encontrada em frutas, como acerola, abacaxi, goiaba, laranja, limão, kiwi, morango e caju, além de vegetais como agrião, alface, rúcula, repolho e espinafre. Apresenta função antioxidante no organismo, combatendo os radicais livres e, consequentemente, o envelhecimento precoce.

Zinco: encontrado em grãos integrais, germe de trigo, castanhas, frutos do mar e carnes em geral; também atua no combate aos radicais livres e auxilia na renovação celular.

Manter uma alimentação variada e saudável traz benefícios para todo o seu corpo!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comente!

Nutricionista Esportiva Funcional do Instituto Brasileiro de Nutrição Integrada e Pós-graduanda em Bioquímica Ortomolecular

Post a comment