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comida para o cerebro  MENTE SÃ comida para o cerebro

Pesquisas recentes mostram que o cérebro também precisa ser bem alimentado.

Antigamente, a base da alimentação era composta por alimentos como frutas, sementes, vegetais, plantas silvestres, raízes e peixes. Comparando a alimentação daquela época com a atual — caracterizada por alimentos industrializados — é possível encontrar muitas diferenças na composição nutricional dos alimentos.

Para nosso cérebro, essas mudanças não são nada benéficas, podendo desencadear disfunções em todo o organismo, especialmente no sistema nervoso, levando ao aparecimento de sintomas como depressão, cansaço crônico, desmotivação e perda de memória.

Listamos alguns nutrientes cuja deficiência pode agravar os sintomas em doenças relacionadas ao sistema nervoso:

Colina: nutriente encontrado na gema do ovo que contribui para produção de novas células, além de atuar no metabolismo das gorduras.

Ômega-3 DHA (ácido docosahexaenóico): é um ácido graxo que atua na regulação dos níveis de triglicerídeos em nosso organismo. É encontrado em peixes como salmão e sardinha.

Vitaminas do complexo B: são encontradas em grãos integrais, vegetais verde-escuros, leguminosas, sementes oleaginosas, frutos do mar e carnes; essas vitaminas intensificam a formação de energia proveniente dos carboidratos, proteínas e lipídeos.

Vitamina E: encontrada no óleo de girassol, óleo de soja, grãos integrais, germe de trigo, nozes. Sua função é de proteger a integridade das células, o que contribui para o adequado funcionamento do sistema imunológico.

Vitamina C: encontrada em frutas, como acerola, abacaxi, goiaba, laranja, limão, kiwi, morango e caju, além de vegetais como agrião, alface, rúcula, repolho e espinafre. Apresenta função antioxidante no organismo, combatendo os radicais livres e, consequentemente, o envelhecimento precoce.

Zinco: encontrado em grãos integrais, germe de trigo, castanhas, frutos do mar e carnes em geral; também atua no combate aos radicais livres e auxilia na renovação celular.

Manter uma alimentação variada e saudável traz benefícios para todo o seu corpo!

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