Longevidade

Tratamento anti-idade com alimentos antioxidantes na dieta

By 21 de setembro de 2016 No Comments

Estratégia anti-idade

 

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Envelhecer não tem a ver com o melhor creme anti-idade do mercado. O que você come interfere muito mais na saúde da pele e no aparecimento de doenças associadas ao passar dos anos.

A poluição e o estresse da vida moderna são fatores que influenciam diretamente o envelhecimento precoce, assim como a má alimentação associada.

Uma estratégia excelente para melhorar a qualidade de vida é passar a consumir fontes de antioxidantes por meio de alimentos fundamentais para evitar doenças crônicas e o envelhecimento precoce.

Antioxidantes combatem o desequilíbrio no processo de oxidação. A oxidação ocorre naturalmente a partir da própria respiração, e é o fenômeno que produz os famosos radicais livres. Estas moléculas são importantes para o organismo: entre outras funções, auxiliam o sistema imunológico matando corpos estranhos e prevenindo inflamações. Porém, quando se proliferam em excesso, passam a atuar no envelhecimento, aumentando o risco de doenças.

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Resumindo, queremos evitar ao máximo a ação de radicais livres, que são associados a um maior risco de envelhecimento precoce e problemas como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e neurológicas.

Consumir produtos gordurosos e industrializados (ricos em conservantes, corantes e açúcares) contribui muito para que os radicais livres se multipliquem no organismo. Outros fatores que favorecem esse processo são a poluição ambiental, o estresse e vícios como o fumo e o consumo exagerado de álcool.

Antioxidantes controlam e neutralizam os radicais livres, evitando que os tecidos sejam danificados. Consumir alimentos com essa propriedade promove uma melhora geral no funcionamento do corpo, especialmente quando a dieta combina várias opções diferentes.

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Alimentos ricos em  antioxidantes para consumir na dieta:

Cúrcuma: a curcumina, que dá a cor amarelada ao tempero, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, gastrointestinais e o diabetes, além de diminuir o risco de câncer. Acredita-se também que a cúrcuma ajude a combater o mal de Alzheimer.

Frutas cítricas: laranja, abacaxi, kiwi e morango são fontes de vitamina C, um antioxidante poderoso.

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Frutas e vegetais alaranjados, vermelhos e roxos: mamão, abóbora, cenoura, tomate, melancia, goiaba, framboesa, pitanga, amora, berinjela, etc… Esses alimentos são ricos em betacaroteno, licopeno e antocianinas.

Uva roxa: a casca e as sementes da uva contêm cerca de 20 antioxidantes, e essa propriedade é mais potente nas frutas da variedade escura.

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Vegetais crucíferos: consumir legumes como brócolis, couve, repolho e rabanete ajuda a diminuir o risco de alguns tipos de câncer.

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Chá verde: além de energético, a bebida é rica em catequinas, que atuam no controle do colesterol e na manutenção da memória.

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Sementes e peixes: o efeito antioxidante da linhaça, da chia e de peixes como o salmão e a sardinha fica por conta do ômega 3, muito importante para a função neurológica e cardiovascular.

Castanha-do-pará: pode continuar comendo duas delas ao dia: a semente nativa é a principal fonte conhecida de selênio, mineral que protege a função cardiovascular e pode ajudar a prevenir o câncer.

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Cacau: o cacau é considerado o alimento com a maior quantidade de antioxidantes! Se for consumí-lo por meio de chocolates, tem que ser os 70% cacau. A melhor maneira é consumir o cacau em pó batido em suco/shake.

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