A Secretaria de Turismo de Brasília, em parceria com o Sebrae DF, apresenta o I Encontro de Turismo Criativo de Brasília. O evento pretende promover o debate e estimular a adoção de práticas criativas e inovadoras para o turismo na capital federal em 29 de abril, no Espaço Funarte.

I-Encontro-de-Turismo-Criativo-de-Brasília---BLOGAZINE  - I Encontro de Turismo Criativo de Bras  lia BLOGAZINE - Brasília incentiva turismo criativo na cidade

O evento é aberto (e gratuito) a empreendedores da cadeia produtiva do turismo, da gastronomia, da economia criativa e do marketing e da publicidade, além de artistas, acadêmicos, profissionais de imprensa, empresários e comunidade em geral.

Serão promovidos seminário e oficina de planejamento para apresentação da temática Turismo Criativo; palestras com a participação de personalidades dos turismos criativo local e nacional; além do levantamento de diretrizes e propostas para construção do Plano de Turismo Criativo de Brasília (Como transformar Brasília na Capital do Turismo Criativo?).

“A Secretaria de Estado de Turismo do DF pretende desenvolver, com o apoio de lideranças do setor e instituições parceiras, o Plano de Turismo Criativo de Brasília, por meio do qual se buscará transformar a cidade em referência no âmbito do turismo criativo”, afirmou o secretário de Turismo do DF Jaime Recena.

No Brasil, Porto Alegre foi o primeiro município brasileiro a discutir um programa de turismo criativo, em 2013, sendo a única cidade da América Latina a ter o selo de cidade criativa pelo Creative Tourism Network, organização internacional criada com o objetivo de fomentar o turismo criativo em todo o mundo.

// Programação
Para apresentar a importância de novas oportunidades de negócios aos empreendedores da cadeia produtiva do turismo, o diretor da Escola de Criatividade, Jean Sigel, apresenta a palestra “Que história é essa de Turismo Criativo?”; o ex-presidente da empresa São Paulo Turismo e atual diretor-executivo do Canal Arte 1, Caio Luis de Carvalho, leva ao encontro o “Projeto São Paulo Criativa”; e o responsável pelo Project Hub em SP e pelo Prêmio Brasil Criativo e a Creative Business Cup, Lucas Forster, fala sobre “Cidades Criativas e Economia Criativa – Mitos e Verdades”. Após as conferências. haverá um almoço nos food trucks e uma apresentação da atração cultural surpresa.

Às 14 horas, o grupo retoma as atividades com o Mini 15×15, o evento promovido pela Escola de Criatividade, onde cada empreendedor do segmento tem 15 minutos para dar seu recado criativo. Experimente Brasília, Novo Guia de Brasília; da autora Gabriela Bilá; Hostel7 e Camelo Bike Tour apresentam seus negócios que nasceram com o objetivo de fomentar a cadeia de Turismo Criativo de Brasília.

O Bate-Papo Provóquios, com a economista Cláudia Leitão e o diretor da Escola de Criatividade Eloi Zaneti, conta com a participação das secretarias de Turismo, Cultura e Ciência, Tecnologia e Inovação, com a Associação Brasileira das Agências de Turismo Receptivo (Abare) e o Sindicato dos Guias de Turismo do DF.

Com a palestra de encerramento, O Universo Criativo das Viagens, Ricardo Freire, fundador e editor chefe do popular blog de turismo viajenaviagem.com, leva aos participantes suas experiências com Turismo Criativo pelo mundo.

I ENCONTRO DE TURISMO CRIATIVO DE BRASÍLIA
Inscrições: www.df.sebrae.com.br ou pelo telefone: 0800 570 0800, das 8 às 18 horas
Data: 29/4/15 – Quarta-feira (das 8 às 18 horas) – Seminário #TurCriativoBsb.
Local: Espaço Funarte – Sala Plínio Marcos – Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural.

Comente!