Archi / Decor

Casa Cor Brasília 2017: explore novidades da mostra de arquitetura

By 27 de setembro de 2017 No Comments

Casa Cor Brasília 2017

A arquitetura brasiliense, tão discutida em todo o mundo, é vivenciada na mostra Casa Cor Brasília. Inaugurada recentemente na cidade, a maior exposição de arquitetura e decoração apresenta, até o dia 8 de novembro, o diferencial desenvolvido por 70 profissionais que assinam os 43 ambientes da mostra.

Distribuídos em três pavimentos e com área construída de 3,5 mil m², os espaços remetem ao tema “Foco no essencial”, que propõe o “design mais perto das pessoas”, com soluções e ideias para levar ao consumidor a preocupação com o design e sua função e forma. Com organização das empresárias Eliane Martins, Moema Leão e Sheila Podestá, a 26ª edição da Casa Cor Brasília acontece na QI 9, no Lago Sul, antigo INACOR.

Ao chegar no evento, o visitante já se depara com o Jardim de Entrada, concebido pelo engenheiro agrônomo paisagista Fábio Camargo. O espaço foi idealizado em formato de praça para dar as boas-vindas a quem chega. Inspirado no movimento futurista italiano e em especial no artista Giácomo Balla, Fábio criou totens que interrompem a paisagem despertando a atenção e trazendo o novo, um jardim vertical como elemento de decoração.

Para o profissional, viver um jardim é poder aproveitá-lo ao longo do dia e em situações que promovam o bem-estar. “Jardins para serem vividos!”.

Jardim Casa Cor Brasília por Fabio Camargo casa cor brasília - 1 JARDIM DE ENTRADA Fabio Camargo cr  dito Jomar Bragan  a 2 - Casa Cor Brasília 2017: explore novidades da mostra de arquitetura

Jardim de Entrada – Fabio Camargo Paisagismo | fotografia: Jomar Bragança

Outro talento da Capital, a arquiteta Larissa Dias participa pela nona vez da mostra assinando o maior espaço interno do evento. Patrocinado pela Revista Caras, o Brasília Lounge apresenta elementos brutos da construção utilizados de forma requintada. Entre os destaques do ambiente, uma grande maquete da cidade fornecida pela patrocinadora Alumi; telas de Márcio Rapello; adornos de Cássio Veiga Casa; mobiliário da Hill House e Artefacto; além de projeto luminotécnico exclusivo da Persoluce.

Casa Cor Brasília 2017 Brasília Lounge da arquiteta Larissa Dias casa cor brasília - Lounge Bras  lia Cr  dito Clausem Bonif  cio - Casa Cor Brasília 2017: explore novidades da mostra de arquitetura

Brasília Lounge da arquiteta Larissa Dias | Fotografia: Clausem Bonifácio

Outro espaço bem conceitual é o da estreante Paloma Ávila. A Sala Íntima foi idealizada para favorecer a reflexão e contemplação. Em 36m2, o estilo contemporâneo pode ser visto na escolha do painel de espelho fracionado em bronze, grandes pendentes e também na rusticidade do piso e parede em cimento queimado.

O espaço multiuso possui, entre seus destaques, uma grande fotografia de Kazuo Okubo com impressão em metacrilato promovida pela Moldura Minuto do Lago Sul. O espaço conta ainda com movelaria planejada (Marco Interiores), mobiliário da German e uma grande parede verde (Cria Flora).

Arquitetura de Paloma Ávila na Casa Cor Brasília casa cor brasília - Sala   ntima Edgard C  sar - Casa Cor Brasília 2017: explore novidades da mostra de arquitetura

Ambiente Sala Íntima assinado por Paloma Ávila

E como não se encantar com o Quarto de Bebê! Ana Carolina Montiel e Raphaell Cruz uniram o melhor da arquitetura e do design, respectivamente, para criar o “Mundo de Sofia”, que tem como ponto central o berço, estrategicamente localizado, para proporcionar fácil acesso aos demais espaços, como ambientes de banho, troca, amamentação e da babá.

Os profissionais destacam que a personalização foi o que “tornou possível a execução de um projeto marcado pela liberdade na escolha de medidas e cores”. Além da Casa Montiel, são parceiros do ambiente a Casa Blanca Decorações, Só Reparos e Forte Construtora.

Casa Cor Brasília Quarto do Bebê casa cor brasília - 23 O MUNDO DE SOFIA Carol Montiel e Raphaell Cruz cr  dito Jomar Bragan  a - Casa Cor Brasília 2017: explore novidades da mostra de arquitetura

Ana Carolina Montiel e Raphaell Cruz idealizaram o ambiente Quarto de Bebê

Lofts com assinatura

Com 184m2, o ambiente com inspiração em lofts nova-iorquinos foi elaborado de forma minimalista e conceitual e traz lançamentos como novas esquadrias e vidro que imita o efeito do mármore Imperatore Grigio. De acordo com o autor do projeto, o arquiteto Ney Lima “os lançamentos escolhidos dão à sua proposta o diferencial que só uma marca como a CINEX pode conferir aos projetos arquitetônicos de alto padrão”, explica o profissional.

O projeto autoral que traz o traço diferenciado de Ney Lima não se prende a modismos, excessos e profusão de adereços. O diferencial do projeto é mostrar o interior focado na arquitetura. “Uso elementos que se complementam e diferenciam o espaço saindo do convencional. O produto da CINEX foi utilizado em sua plena onde tirei partido, por exemplo, de duas pilastras existentes na entrada do espaço para dar ênfase e uma identidade maior à marca de forma não comercial”, diz.

casa cor brasília - Loft CINEX Cr  dito Jomar Bragan  a m  dia resolu    o - Casa Cor Brasília 2017: explore novidades da mostra de arquitetura

Loft CINEX de Jay Lima na Casa Cor Brasília | Fotografia: Jomar Bragança

Outro patrocinador que marca presença no mostra é a grife italiana Natuzzi Italia. Assinado pela MAAI Arquitetura, o ambiente com o tema “Music & Bar” resgata o espaço de bar dentro de casa, com móveis de couro italiano que inspiram a sofisticação, conforto e modernidade para receber amigos. Desde os primeiros traços do projeto, passando pela escolha dos materiais, revestimento, paisagismo e itens de decoração, cria-se um home e lounge acolhedor e convidativo para quem aprecia uma boa música.

Com detalhes sóbrios que remetem a um espaço masculino, o Espaço Natuzzi ganha ao mesmo tempo um ar de aconchego com o uso dos mobiliários. O conforto é estabelecido pelos sofás Herman e Tempo, além das poltronas Selma, Vanessa e Re-vive Wings Back. O ambiente conta ainda com projeto de automação e sonorização da Arte em Cinema e telas com tecnologia KoolBlack da HunterDouglas/Artline.

Casa Cor Brasília MAAI Arquitetura casa cor brasília - 9 SPAZIO NATUZZI MAAI Arquitetura cr  dito Jomar Bragan  a 3 - Casa Cor Brasília 2017: explore novidades da mostra de arquitetura

Espaço Natuzzi by MAAI Arquitetura

Áreas comerciais

As áreas comerciais da Casa Cor Brasília também chamam a atenção dos visitantes. Pizza Parque, Ernesto Cafés Especiais e restaurante Mosaico do chef Paulo Tarso são as atrações gastronômicas da mostra. Lançado em Brasília com decoração do renomado arquiteto André Alf, da Alf Arquitetura, o restaurante Mosaico, ambiente batizado pelo profissional como Lugar INcomum mostra referências contemporâneas que são a marca registrada dele.

Com elementos que proporcionam um ambiente intimista e que favorecem a integração das pessoas, o espaço, segundo o autor, “possui uma decoração atemporal e aspectos que ressaltam a pluralidade que existe no ser humano”. O restaurante possui móveis exclusivos da Tidelli, armários planejados da Ornare e cachepôs em aço do artista Sanagê.

Casa Cor Brasília Alf Arquitetura casa cor brasília - 40 LOCAL INCOMUM RESTAURANTE COM VARANDA Alf Arquitetura cr  dito Jomar Bragan  a 3 - Casa Cor Brasília 2017: explore novidades da mostra de arquitetura

Local Incomum, projeto da Alf Arquitetura da Casa Cor

Além das áreas de alimentação, a mostra conta também com espaços desenvolvidos para apresentar propostas de sucesso quando se fala em ambientes comerciais. Com quatro espaços integrados, o Lounge Resort, patrocinado pelo Rio Quente Resorts, dos arquitetos Lídia Branquinho e Marcus Leite, é multifuncional e exibe a beleza do estilo contemporâneo “que traz em seu conceito os elementos da natureza e as últimas tendências em hotelaria de luxo” e, ainda, as atuais e sofisticadas novidades do Salão do Móvel de Milão deste ano, como o uso do dourado no acabamento dos móveis, pastilhas e frisos e ainda o verde escuro como tom predominante.

O mobiliário de design, com peças autorais dos arquitetos e também assinadas por Paulo Alves, compõem o espaço desenvolvido pelos profissionais.

casa cor brasília - 41 LOUNGE RESORT Marcus Leite e L  dia Branquinho cr  dito Jomar Bragan  a 2 - Casa Cor Brasília 2017: explore novidades da mostra de arquitetura

Ambiente Louge Resort de Marcus Leite e Lídia Branquinho | Fotografia: Jomar Bragança

E até mesmo uma área médica não foi esquecida nesta edição da mostra. O projeto assinado pelo escritório Simmetria, um dos mais renomados estúdios especializados em arquitetura hospitalar, participa com a clínica dermatológica, que possui foco em tratamentos capilares de última geração.

Os arquitetos Gustavo Assunção, Laura Oliveira e Sérgio Peres Jr buscaram inspiração no design paramétrico, utilizando programas de modelagem 3D, desde a concepção inicial, para permitir a criação de elementos orgânicos que, agregados aos detalhes geométricos no forro e nas paredes, resultaram em um design futurista. Porém, apesar da inspiração high tech, o ambiente não deixa de lado o aconchego tão necessário nessa área de atuação. O espaço possui tapete da Gallery Tapetes que participa também de outros espaços na mostra.

casa cor brasília - 18 CONSULT  RIO DO CABELO Simmetria Arquitetura cr  dito Jomar Bragan  a 3 - Casa Cor Brasília 2017: explore novidades da mostra de arquiteturaConsultório de Cabelo by Simmetria Arquitetura | Fotografia: Jomar Bragança

Comente!