cerveja probiótica cerveja probiótica - cerveja funcional - Breja funcional: cerveja probiótica com lactobacilos vivos é real

Nem só de hábitos saudáveis vivem as bebidas funcionais! Cientistas asiáticos criaram uma cerveja probiótica que promete melhorar a imunidade e a saúde intestinal.

Esse é o produto de pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura que decidiram adicionar à bebida o probiótico do tipo Lactobacillus paracasei L26, que ajuda a neutralizar toxinas e vírus, bem como regular o sistema imunológico.

Probióticos são sinônimo de “bactérias boas” que, em quantidades adequadas, regulam o sistema imunológico, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, por sua sigla em inglês).

cerveja funcional probiótica cerveja probiótica - cerveja funcional 3 - Breja funcional: cerveja probiótica com lactobacilos vivos é real
Professor Liu Shao Quan supervisionou o estudo da pesquisadora Chan Meu Zhi Alcine na criação da cerveja probiótica

“Os benefícios dos probióticos são conhecidos. Mas enquanto essas bactérias são comumente encontradas nas comidas que passaram por processo de fermentação, não há até o momento cervejas no mercado com esses micro-organismos”, afirma Chan Meu Zhi Alcine, responsável pelo estudo.

Segundo ela, a principal dificuldade em se desenvolver o produto é a própria característica da cerveja.
“Desenvolver uma quantidade suficiente de probióticos vivos na cerveja é um desafio porque a bebida possui ácidos de lúpulo que impedem o crescimento e a sobrevivência dos probióticos”, explica.

A receita da cerveja já foi patenteada pela Universidade de Cingapura, que está em busca de parceiros na indústria cervejeira para produzir essa bebida comercialmente!

Comente!