LENDO

Dia Mundial de Combate à Hanseníase faz ação em Br...

Dia Mundial de Combate à Hanseníase faz ação em Brasília

A Carreta de Saúde chega na próxima semana a Brasília, no Distrito Federal, para promover a detecção e o tratamento da hanseníase. A ação acontece entre os dias 25 e 29 de janeiro na Rodoviária do Plano Piloto das 8h às 17h e faz parte da campanha do Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e comemorado sempre no último domingo do mês de janeiro.

Carreta-de-Saúde  Dia Mundial de Combate à Hanseníase faz ação em Brasília Carreta de Sa  de

A capital federal é a primeira cidade a receber a ação em 2016. Patrocinado pela Novartis, o caminhão itinerante possui cinco consultórios e um laboratório para o diagnóstico da doença e distribuição dos remédios. Com o apoio do Ministério da Saúde, a iniciativa da farmacêutica já diagnosticou mais de 2.500 casos em 16 estados brasileiros.

De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos anos houve redução de 68% na taxa de prevalência de hanseníase passando de 4,52, em 2003, para 1,42 por 10 mil habitantes, em 2013. Entretanto, a doença está presente em mais da metade dos municípios brasileiros e ainda é endêmica no país. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo no ranking de incidência da hanseníase no mundo, com mais de 30 mil pacientes, representando cerca de 15% de todo o planeta. Só em 2014 foram registrados mais de 24 mil casos no país.

Sobre a hanseníase
A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos das extremidades do corpo. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas pode variar de 2 a até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.

A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença e que, estando sem tratamento, elimina o bacilo por meio das vias respiratórias, podendo assim infectar outras pessoas suscetíveis.

//Carreta de Saúde – Brasília (DF)
Data: 25 e 29 de janeiro
Horário de atendimento: das 8h às 17h
Onde: Rodoviária do Plano Piloto – lj-26 – Eixo Monumental – Brasília (DF)

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comente!


INSTAGRAM
#BLOGAZINE