Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Como degustar cervejas especiais

Hoje, no Dia da Cerveja, aprenda 5 passos para degustar a bebida como um verdadeiro sommelier

Cervejas especiais - 01  Como degustar cervejas especiais Cervejas especiais 01

Hoje é o Dia da Cerveja! A bebida milenar feita de ingredientes naturais, “paixão nacional” — como já revelou pesquisa Ibope — e versátil, a ‘cervejinha’ já não é mais aquela. A bebida saiu dos botequins, virou produto gourmet e invadiu outras categorias, ocupando até mesmo espaços então dominados pelo “bom vinho”.

“Prova disso é que, assim como o vinho, a cerveja também tem ritos de degustação próprios. Ou seja, degustar uma cerveja pode ser uma experiência sensorial tão rica e que envolve os cinco sentidos quanto degustar um vinho”, explica Tulio Rodrigues, beer sommelier e professor de Administração dos Negócios da Cerveja da Beer Academy/Fundação Getúlio Vargas (FGV). Impulsionado pela premiunização do setor cervejeiro, o mercado brasileiro apresenta uma variedade de sabores, aromas e texturas da cerveja, e, por aqui, a tendência é harmonizar a bebida com comida, assim como se faz com o vinho. Então, neste Dia da Cerveja, listamos o passo-a-passo de uma degustação cervejeira sob consultoria do expert no assunto Tulio Rodrigues.

Cervejas especiais - 02  Como degustar cervejas especiais Cervejas especiais 02

 

DEGUSTAÇÃO DE CERVEJA

Para começar: A degustação de uma cerveja é uma experiência sensorial que envolve os cinco sentidos. E lembre-se que a cerveja é uma bebida feita de ingredientes naturais, aprecie o sabor de cada um deles. Por isso, há duas regras básicas em uma degustação cervejeira: “não tenha pressa e beba com moderação”, avisa Tulio.

 

Passo 1 – Audição

A experiência começa quando abrimos a tampinha e ouvimos o “tss!” do gás saindo garrafa. “ouça esse som com atenção, pois isso mostra que a cerveja está carbonatada e portanto boa para consumo”, explica o beer sommelier.

 

Passo 2 – Visão

Observe a cor da cerveja: ela varia do amarelo palha ao preto;

Observe a transparência: ela varia de cristalina a turva;

Agora observe o colarinho: ele é responsável por preservar a carbonatação do líquido.

 

Passo 3 – Aroma

Para sentir o aroma da cerveja, siga a dica: gire gentilmente o copo para que os aromas dos ingredientes naturais da bebida sejam liberados e inspire logo em seguida.

“Existem aproximadamente 400 tipos de receptores olfativos diferentes, que reconhecem mais de 10 mil aromas”, explica Tulio.

 

Passo 4 – Tato/Sensação

Está ligado ao corpo, viscosidade e carbonatação. O corpo da cerveja pode ser baixo, médio ou alto, de acordo com a densidade. Já a viscosidade, divide-se em pouco viscoso, fluído e muito viscoso.

“A carbonatação diz respeito ao frisante do gás carbônico na língua, que pode ser pouco, moderado ou bem carbonatado”, explica Tulio.

 

Passo 5 – Sabor

O gosto é percebido pelas papilas gustativas que se encontram principalmente na língua, no céu da boca e na cavidade posterior da boca e do nariz e depende do estilo de cerveja que está sendo degustado.

Após engolir a cerveja, aquela sensação de amargor, doçura, refrescância etc. que fica no nosso paladar é o que chamamos de sabor residual de uma cerveja”, afirma o beer sommelier.

 

Cervejas especiais - 03  Como degustar cervejas especiais Cervejas especiais 03

 

Dica extra do beer sommelier:

 

“A cerveja é uma bebida extremamente versátil, que está presente em mais de 120 estilos pelo mundo. Isso faz dessa bebida fantástica a única capaz de combinar com praticamente todas as gastronomias, mas há um porém: ao degustar mais de uma cerveja ou ao harmonizá-la com comidas, deve-se tomar cuidado para não estragar o sabor e não beber um seguido do outro.

Para aproveitar ao máximo, o melhor é intercalar goles e garfadas, para ‘limpar’ o gosto da boca. A água também ajuda nesse ponto, com a vantagem de hidratar e evitar a temida ressaca, que ocorre quando há exagero nas quantidades, não devido à simples mistura de bebidas”, explica Tulio.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comente!

Post a comment