Viva a democracia praiana! Thaíza Dias reúne dicas ‘insider’ para curtir uma praia em Barcelona como um local

Praia Barcelona - 01  - Praia Barcelona 01 - Saiba como pegar uma ótima praia em Barcelona

O verão em Barcelona já começou, está “a tope”, os turistas já invadiram as ruas e a verdade é que essa estação ganhou algumas estrelinhas no meu conceito aqui. Minha relação com a praia sempre se baseou no amor por apenas um dos seus elementos: o mar. Confesso que a ideia da praia, à medida que eu crescia, passou a ser mais e mais atraente, mas foi aqui na Espanha que aprendi a realmente apreciar o melhor dessa faixa de areia.

Praia Barcelona - 03  - Praia Barcelona 03 - Saiba como pegar uma ótima praia em Barcelona

Barcelona tem praias lindas, e durante o verão essa beleza tem muito a ver com a diversidade que se vê ali. É claro que passam corpos impecáveis por essas praias, é claro que homens e mulheres que cuidam do corpo o ano inteiro e parecem deuses gregos estão presentes, mas em momento nenhum sinto em Barcelona uma ditadura pelo corpo perfeito. Aqui observo mulheres de todas as idades fazendo topless, exibindo corpos de todos os jeitos e estilos, e me sinto abraçada pelo conceito da não-perfeição. Depois do episódio “Betty Farias”, digo apenas que é triste não entender que o corpo deve ser celebrado em todas as idades.

barcelona_beach_horizontal_1  - barcelona beach horizontal 1 - Saiba como pegar uma ótima praia em Barcelona

Antes de vir para Barcelona, te apresento algumas palavras e conceitos que podem ser úteis para entender a cultura de praia daqui.

Xiringuito (ou chiringuito): como no Brasil temos as barracas de praia, que servem almoço, comidinhas e dão mais conforto aos praieiros, em Barcelona e nas praias da Catalunha/Espanha temos os xiringuitos (melhor palavra, não?). São bares/restaurantes que ficam na beira da praia, ou na orla, com serviços normais de garçons e atendimento de mesas, e alguns ainda oferecerem camas de praia para aumentar o relax na areia. Escolher um bom xiringuito e pedir uma paella para almoçar enquanto aprecia a vista é altamente aconselhável. Existem xiringuitos para todos os públicos e bolsos, e a partir daquele que você eleger, é possível ter uma ideia sobre as suas companhias na areia.

Sombreros: se no Brasil é comum que as próprias barracas já ofereçam sombreiros e cadeiras de praia para os clientes, aqui você leva o seu próprio equipamento para onde for. Alguns xiringuitos oferecem, sim, camas mais confortáveis, mas o conceito é diferente, com mais luxo, uma vibe “ostentação na praia”. Mesmo nos locais mais frequentados, se você deseja ficar na areia, e não um pouco mais afastado, ou entra no esquema europeu de “cara no sol sem medo”, ou leva os seus aparatos.

Objetos sem donos por perto: ainda estou me acostumando ao conceito “deixe suas coisas na praia sem medo de voltar e não encontrá-las”. Particularmente não acho um hábito dos mais seguros, mas a verdade é que vejo muitas pessoas irem ao mar dar um mergulho e deixarem tudo ali, na areia, sem preocupações. As praias são seguras, é certo, e normalmente se pede à pessoa mais próxima que dê uma olhadinha. Acho a ideia solidária, e se alguém te pedir isso, é bem normal.

Topless: não vou falar muito sobre o assunto, pela obviedade. Seios à mostra, de todos os tipos, de todas as idades. Acredito que lidar com o corpo do outro (e com o nosso) com essa naturalidade é saudável e deveria ser mais praticado no Brasil. Aqui muitas mulheres são adeptas, o que não impede que outra boa parte também vá com o biquíni completo.

Praia Barcelona - 02  - Praia Barcelona 02 - Saiba como pegar uma ótima praia em Barcelona

 

Para você que está em Barcelona ou virá passear algum verão, indico, pelo menos um dia, experimentar a praia de Barceloneta. Estará cheia? Sim. Muito cheia? Provavelmente, mas nada impossível. Chegue cedo, procure um lugar para a sua toalha, e desfrute do mar e da orla, mas aviso: turistas irritantes estarão ali, mas não se abale. Para deixar a coisa mais interessante, no final do dia, aconselho uma passada na Surf House Barcelona. Com uma decoração com inspiração surf, sol e mar, o lugar é um reduto dos apaixonados por praia (leia-se: moderninhos, surfistas, turistas, e gente que procura diversão relaxante com um cenário praiano ao fundo). O cardápio tem comida natural e leve, e até uma releitura de mojito com o nome carinhoso de “Fernando de Noronha”.

Praia Barceloneta, a mais turística e movimentada de Barcelona  - BarcelonetaBeach 01 - Saiba como pegar uma ótima praia em Barcelona
Praia Barceloneta, a mais turística e movimentada de Barcelona
Barceloneta  - BarcelonetaBeach 02 - Saiba como pegar uma ótima praia em Barcelona
Barceloneta
Surf House Barcelona  - Surf House BarCE 1024x792 - Saiba como pegar uma ótima praia em Barcelona
Surf House Barcelona
Mojito Fernando de Noronha da deliciosa Surf House Barcelona  - Praia Barcelona 08 - Saiba como pegar uma ótima praia em Barcelona
Mojito Fernando de Noronha da deliciosa Surf House Barcelona

Agora… Se você tem mais tempo na cidade e quer a opção de um espaço mais tranquilo, o pueblo de Vila Nova i la Geltrú te dá essa combinação. Afastado de Barcelona, o lugar parece ter sido criado para que se vivesse o prazer da praia ali. O mar é calminho, e em umas das pontas da Playa del Toro as piscinas naturais são um atrativo a mais, para famílias, casais e amigos que buscam “a good time”.

Vila Nova i la Geltrú  - Vila Nova i la Geltr   - Saiba como pegar uma ótima praia em Barcelona
Vila Nova i la Geltrú

Restaurantes, hotéis, xiringuitos, sorveterias e casas noturnas estão em toda extensão da orla, e uma leve atmosfera dos anos 70 é o que me atrai ali.

Praia Barcelona - 06  - Praia Barcelona 06 - Saiba como pegar uma ótima praia em Barcelona

Vá e fique à vontade, a praia é nossa!

E se você gosta de paraísos de verão, espere até conhecer a Costa Brava da Catalunha. Em breve, aqui na coluna.

Comente!