Longevidade

DETOX

By 25 de novembro de 2013 No Comments

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Sempre me interessei pelos assuntos ligados à saúde e ao bem-estar. Uma das fases mais felizes da minha carreira profissional foi quando trabalhei na Revista Saúde, da Editora Abril.

Foram dois anos intensos que valeram como uma espécie de pós-graduação nesses temas. Deixei a revista porque tive de me mudar de São Paulo para Brasília, mas o interesse por essas questões continuou e nos últimos anos até se intensificou. Será que tem a ver com o fato de eu ter me tornado uma ‘40tona’? Acho que sim. Passei a me cuidar e preocupar mais com a saúde. E também com a beleza, porque – claro – depois dos 40, a gente começa a ver a casa desmoronar e precisa tomar alguma atitude para tentar reparar os danos.

Cuidar do corpo não é apenas uma questão de vaidade. Os orientais dizem que o corpo é a nossa morada nesta existência e, portanto, precisamos ter com ele uma relação de muito carinho e respeito. Por isso, se você acha que é uma bobagem fazer exercícios, comer de forma saudável e ter um tempinho só seu para relaxar, comece a mudar seus conceitos. Se quiser viver muitos anos e, principalmente, sentindo-se bem e com vigor, é fundamental cultivar hábitos saudáveis. Já li vários livros de especialistas em saúde, bem-estar e longevidade — e a fórmula receitada é bem simples. Dá para seguir essa cartilha numa boa, sem apelar para grandes sacrifícios. Resolvi fazer uma síntese de tudo o que já li a respeito do tema e dividir com vocês algumas preciosas dicas. Muitas vezes, até óbvias, mas esquecidas por nós em meio ao corre-corre da vida moderna.

1. Você é o que você come – Esta frase, que já virou clichê, é a principal dica dos especialistas para viver com saúde. Não dá para fugir dela. É fundamental se alimentar de forma saudável adotando uma dieta repleta de frutas, vegetais, fibras, cereais integrais e evitando frituras, gorduras e açúcar em excesso. Os especialistas recomendam também que se coma pouco e que se façam seis refeições por dia — assim aceleramos o nosso metabolismo e não partimos para a mesa mortos de fome.

Mas cuidado: não é para entrar naquela paranóia de magreza a qualquer custo. Isso acaba prejudicando nossa saúde, nos deixando fracos e cheios de deficiências nutricionais. O mais importante aqui é o equilíbrio, sempre!

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2. Mexa-se! – Comer bem e fazer exercícios físicos é a fórmula indicada por dez entre dez especialistas para uma vida longa. Meu médico, Dr. Leopoldo dos Santos, um excelente clínico de Brasília, costuma dizer o seguinte: “Para viver bem e com saúde, o essencial é ter uma alimentação balanceada e fazer atividade física. O resto é pirotecnia”. A recomendação dos médicos hoje é a de que temos de mexer o esqueleto pelo menos cinco vezes por semana, no mínimo por 30 minutos. E aí vale tudo: correr, caminhar, andar com o cachorro, fazer musculação, pilates, yoga, praticar algum esporte… Além dos benefícios para o corpo, fazer exercícios libera endorfina, a substância do bem-estar. Ou seja: corpo e mente em ordem.

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3. Durma bem – Dormir bem é fundamental para a saúde. Quem tem insônia pode sofrer de problemas graves como depressão e sobrepeso, dizem alguns estudos. Então faça um esforço e tente cumprir esta dica. Nenhum creminho para rugas é tão eficiente quanto uma boa noite de sono!

4. Entregue-se à massagem – Nada como fazer uma massagem de vez em quando. É um ótimo antídoto para vários problemas: celulite, retenção de líquidos, dores musculares, mau funcionamento do intestino, insônia, ansiedade, estresse, etc. Depois de uma boa massagem, a gente se sente muito mais leve e renovada. Portanto, se tiver tempo, se entregue aos toques no corpo. O ideal é fazer massagem pelo menos uma vez por semana. Se for inviável, faça uma vez a cada 15 dias ou até uma vez por mês. É um bálsamo para o corpo e para a alma.

 

5. Pratique yoga ou meditação – Ou as duas coisas, se tiver disponibilidade. Fazer yoga é um dos melhores caminhos para integrar corpo e mente. A prática regular da yoga é capaz de operar verdadeiros milagres no nosso dia a dia. Eu garanto: vale muito a pena. Faço yoga há quatro anos e senti mudanças significativas no meu cotidiano. Claro que a yoga faz bem para o corpo, deixando-o mais forte e flexível. Mas os maiores benefícios são para a mente. Ganhamos concentração, ficamos mais serenos, menos ansiosos e mais focados no aqui e agora. Depois de uma aula de yoga, ficamos mais leves e mais felizes. Dá uma sensação enorme de comunhão com a vida. Estudos recentes da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, comprovam o que eu sinto na prática: fazer yoga tem efeitos positivos sobre a ansiedade e o humor. A meditação também é uma ótima pedida. Os benefícios para a saúde são inúmeros e foram comprovados cientificamente. Várias pesquisas já mostraram que meditar regularmente previne e controla problemas como estresse, ansiedade e depressão, além de combater males cardíacos como a hipertensão.

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6. Sorria! Você NÃO está sendo filmado – Bom humor é fundamental. Quem é capaz de rir das próprias agruras vive mais e melhor. Claro que todos nós temos problemas e grandes desafios ao longo da vida. Mas ter capacidade de enfrentar os obstáculos com leveza e bom humor, sempre que possível, é muito importante para a nossa saúde. Há momentos de puro sofrimento. E tudo bem, não é para fugir da dor. O importante é manter o otimismo e se divertir no cotidiano – afinal a vida não é um fardo. Nós, brasileiros, já saímos em grande vantagem neste quesito: temos a felicidade de viver no “País da piada pronta”, como diria o humorista José Simão. Então, pessoal, o negócio é aproveitar a festa!

7. Cuide da sua pele – Até os 30 anos, eu não estava nem aí para a minha pele. Não usava filtro solar nem quando ia à praia. Mas comecei a frequentar os consultórios dos dermatologistas e fui me conscientizando da importância de cuidar bem da pele. Então, passei a seguir uma rotina diária de cuidados que hoje em dia não abandono de jeito nenhum. A principal recomendação dos dermatologistas é: usar filtro solar diariamente para evitar câncer de pele e envelhecimento precoce. Além disso, uso vários creminhos e confesso: sou super viciada nesses produtos. Tenho um creme para cada parte do corpo. Faço limpeza de pele uma vez por mês e vou ao dermatologista duas vezes por ano para trocar os cremes e verificar o estado das manchas e pintas.

8. Desacelere! – Atualmente vivemos correndo de um lado para o outro. Estamos enlouquecendo com tantas tarefas e a correria cotidiana só aumenta. A tecnologia, tão boa em vários aspectos, veio para atrapalhar neste caso. Smartphones, computadores, redes sociais e todo o aparato tecnológico que facilitam a nossa vida podem nos tornar dependentes e prisioneiros dessa conexão 24 horas. Trabalhamos cada vez mais, temos cada vez mais exigências. Precisamos, urgentemente, dar um “pause”. Tenho tentado, nos últimos anos, viver com menos pressa e acho que estou conseguindo, com muita dificuldade, algum sucesso nessa empreitada. Sugiro que todos vocês também façam esse exercício para desacelerar. A saúde vai agradecer.

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9. Tenha fé – Estudos atestam que quem tem fé vive melhor e até adoece menos. Os pesquisadores estudam a ligação entre espiritualidade e saúde há pelo menos 30 anos e chegaram à conclusão de que a prática religiosa fortalece o sistema imunológico e previne doenças como a hipertensão. Ou seja: cultivar uma vida espiritual, independentemente da religião, faz bem para a alma e, de quebra, para o corpo, promovendo uma profunda sensação de bem-estar.

10. All you need is Love! – Tem coisa melhor do que vivenciar o amor? Amar os filhos, amar o marido/namorado, amar a família, amar uma causa, amar os bichos de estimação, amar a vida! Amor, carinho, paixão são sentimentos que nos colocam para cima, que dão o real sentido à existência humana. É, de fato, tudo o que precisamos, sempre, sempre, sempre.

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