Dicas e sinais para uma pele saudável ou uma cútis que está gritando por SOS. Saiba qual o seu diagnóstico

pele saudavel  - pele saudavel - Dicas para uma pele saudável

É conhecimento comum que para ter uma pele saudável devemos protegê-la do sol e realizar limpeza diariamente. Mas o que muita gente não sabe é que a pele é considerada o maior órgão do corpo humano, onde ficam registradas marcas da passagem do tempo e, principalmente, as escolhas feitas ao longo da vida.

Na maior parte do tempo encaramos nossa rotina de cuidados da pele lidando apenas com uma espinha teimosa ou uma área ressecada. “Se não está estragado, está funcionando, certo?”, ERRADO. Nem todas as doenças são visíveis a olho nu; sua pele pode não ser tão saudável como você presume ser.

Aqui estão os sinais para verificar se sua pele está implorando por um SOS – ou para ter certeza de que você não tem nada a temer.

COR CONSISTENTE
Mancha avermelhada, de cor clara, escura e olheiras sob os olhos são sinais de que a sua pele está um pouco pior. Muitas coisas podem ser culpadas pela hiper-pigmentação.

A vermelhidão pode ser causada por uma série de coisas, como uma má reação a um ingrediente cosmético. No entanto, mesmo o seu humor pode causar manchas de pele.

Você está em situação SOS se essas manchas são constantes. Considerando que a pele faz uma regeneração expressa durante o sono, recomendamos que você durma com mais qualidade para fazer um bem (visível) para sua pele.

TEXTURA SUAVE
Intimamente relacionado com a consistência de cor, a textura da pele saudável deve ser, na maior parte, lisa ao tato. Se você tem acne, cravos ou perfurações minúsculas, provavelmente sua pele é muito congestionada. Tente incluir uma esfoliação química em sua rotina, como usar um tonificador com alfa-hidroxi-ácidos (AHAS), que após a limpeza desobstrui os poros.

Aridez na textura da sua pele e falta de “brilho” também podem ser atribuídos à dieta (e sono). Seu intestino também é uma parte importante nos cuidados da pele, ou seja, o que você come geralmente alimenta a sua pele, então que tal alimentá-la com coisas boas!

NÍVEIS DE HIDRATAÇÃO
Apesar da crença popular, beber muita água não beneficia muito a sua pele, já que a água vai principalmente para seus órgãos internos e só depois chega a sua pele. O que você deve fazer é optar por um hidratante inteligente, que não precisa ser pesado, mas cheio de ingredientes hidratantes como o ácido hialurônico.

Os seus produtos de cuidados da pele também podem estar contribuindo para a secura. Tente franzir seu rosto após limpar e secá-lo. Se você sentir repuxar, provavelmente está usando produtos muito agressivos para limpar sua pele.

SENSAÇÕES ESTRANHAS
A pele saudável passa sensação de conforto. Se você ficar consciente de sua pele porque coça, repuxa, pica ou queima, é um sinal infalível de que algo de errado está acontecendo. O primeiro palpite é o de que a causa vem de um produto que você está aplicando. Se você não passa nada novo em sua rotina de cuidado da pele, o próximo culpado poderia ser o ambiente em que você está: frio extremo ou sol. Se houver manchas visíveis e erupções cutâneas combinadas com coceira ou ardor, também pode ser uma doença de pele como eczema ou psoríase. Sinais internos podem se manifestar em sua pele, como disfunções hepáticas, deficiências de vitaminas e condições como a diabetes. NÃO ENTRE EM PÂNICO! Se o desconforto não for embora depois de alguns dias e você tem certeza de que o incomodo não é causado por um novo produto de sua rotina, então definitivamente é hora de chamar ajuda médica. Este é um desses sinais que a pele envia quando algo complexo é a raiz do problema.

Comente!