dieta mediterrânea - BLOGAZINE - 01  - dieta mediterr  nea BLOGAZINE 01 - Saúde pela boca

Manter uma dieta mediterrânea pode ser a chave para uma vida mais longa, de acordo com um novo estudo. A pesquisa publicada no British Medical Journal monitorou a saúde de 4.676 enfermeiras de meia-idade ao longo de mais de uma década para analisar o impacto da alimentação sobre componentes do DNA chamados telômeros.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que aderiram à dieta — que é baseada em peixes oleosos, aves, frutas e legumes frescos — mostraram menos sinais de envelhecimento em suas células.

Os resultados apóiam ainda mais os benefícios da adesão à dieta mediterrânica para promover a saúde e longevidade.

Os telômeros são trechos de DNA que protegem os códigos genéticos. Eles podem ser comparados às pontas de plástico dos cadarços, pois evitam que cromossomos se misturem. Eles costumam encurtar quando uma pessoa envelhece. Os pesquisadores concluíram que havia uma ligação entre a dieta mediterrânea e os telômeros mais longos, o que eles sugerem pode ser afetado pelo estilo de vida do indivíduo. Dr. Mike Knapton, diretor médico associado da British Heart Foundation, disse que os resultados aumentam a visão de que a dieta pode ajudar a prevenir complicações relacionadas com a idade, como a doença cardiovascular.

Comente!