Beleza

Limpeza de pele

By 25 de setembro de 2014 No Comments
Lara Stone para Vogue Turkey  - Lara Stone para Vogue Turkey - Limpeza de pele

Lara Stone para Vogue Turkey

Você sabe a diferença entre tônico facial, adstringente e leite de colônia? Conhecidos como produtos para a remoção de resíduos da pele, ao contrário do que muitos pensam, esses produtos proporcionam resultados distintos. Há uma grande variedade de produtos e marcas à disposição, com princípios ativos que respeitam o tipo de cada pele.

Tônico facial – Tem a função de complementar a limpeza da pele realizada com os sabonetes, mas também faz um preparo da pele para receber outros produtos que serão aplicados logo a seguir. Pode também ter a função de restabelecer o pH natural da pele, que ajuda em seu equilíbrio global. Tonificar significa ressaltar, deixar a pele com a aparência mais vívida. Há tônicos para cada tipo de pele, com ativos em sua fórmula que acalmam, hidratam, matificam, refrescam e revitalizam.

Adstringente – Proporciona uma limpeza mais profunda e tem como característica fundamental a remoção do suor e da oleosidade da pele, proporcionando sensação de refrescância. Portanto, evite se você tiver pele seca. Pode ser um aliado no combate à formação de cravos e espinhas, mas fórmulas que contém álcool podem irritar a pele por causar ressecamento excessivo.

Leite de Colônia – É um tipo de tônico adstringente, que pode ser usado como desodorante ou desodorizador corporal. Na face, costuma provocar ressecamento excessivo e irritações devido à presença de álcool.

Todos devem evitar produtos que contenham álcool na fórmula: ele pode irritar peles sensíveis e causar o fenômeno conhecido como oleosidade de rebote nas peles oleosas. Indivíduos alérgicos ou com algumas doenças de pele tendem a ser mais intolerantes aos produtos faciais e podem necessitar da ajuda de um dermatologista para orientá-los. Quanto ao tempo de uso, não há maiores restrições, mas devem ser imediatamente suspensos em caso de irritação, vermelhidão, descamação, ardência ou coceira na pele.

Comente!

Dra. Cristiane Dal Magro

Dra. Cristiane Dal Magro

Graduada em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (1995), realizou Residência em Dermatologia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1998). É membro das Sociedades Brasileiras de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica, da American Society of Laser Medicine and Surgery e international fellow da Amercian Academy of Dermatology

Leave a Reply