Lara Stone para Vogue Turkey  - Lara Stone para Vogue Turkey - Limpeza de pele
Lara Stone para Vogue Turkey

Você sabe a diferença entre tônico facial, adstringente e leite de colônia? Conhecidos como produtos para a remoção de resíduos da pele, ao contrário do que muitos pensam, esses produtos proporcionam resultados distintos. Há uma grande variedade de produtos e marcas à disposição, com princípios ativos que respeitam o tipo de cada pele.

Tônico facial – Tem a função de complementar a limpeza da pele realizada com os sabonetes, mas também faz um preparo da pele para receber outros produtos que serão aplicados logo a seguir. Pode também ter a função de restabelecer o pH natural da pele, que ajuda em seu equilíbrio global. Tonificar significa ressaltar, deixar a pele com a aparência mais vívida. Há tônicos para cada tipo de pele, com ativos em sua fórmula que acalmam, hidratam, matificam, refrescam e revitalizam.

Adstringente – Proporciona uma limpeza mais profunda e tem como característica fundamental a remoção do suor e da oleosidade da pele, proporcionando sensação de refrescância. Portanto, evite se você tiver pele seca. Pode ser um aliado no combate à formação de cravos e espinhas, mas fórmulas que contém álcool podem irritar a pele por causar ressecamento excessivo.

Leite de Colônia – É um tipo de tônico adstringente, que pode ser usado como desodorante ou desodorizador corporal. Na face, costuma provocar ressecamento excessivo e irritações devido à presença de álcool.

Todos devem evitar produtos que contenham álcool na fórmula: ele pode irritar peles sensíveis e causar o fenômeno conhecido como oleosidade de rebote nas peles oleosas. Indivíduos alérgicos ou com algumas doenças de pele tendem a ser mais intolerantes aos produtos faciais e podem necessitar da ajuda de um dermatologista para orientá-los. Quanto ao tempo de uso, não há maiores restrições, mas devem ser imediatamente suspensos em caso de irritação, vermelhidão, descamação, ardência ou coceira na pele.

Comente!