Distantes do lugar comum que rege as tendências de moda, a Dolce & Gabbana é uma marca de identidade própria e muita personalidade. Mas quais são suas influências? Quais são suas inspirações? Descubra conosco

História e inspirações de Dolce & Gabbana - BLOGAZINE - 01  - Hist  ria e inspira    es de Dolce Gabbana BLOGAZINE 01 1024x668 - BLOGAZINE reúne inspirações e influências Dolce & Gabbana

A Dolce & Gabbana, casa de moda italiana, é reconhecida como a marca que sabe interpretar a mulher latina e suas curvas de forma sofisticada sem cair nas armadilhas da vulgaridade.

Nascida da união de dois gênios criativos Domenico Dolce e Stefano Gabbana, a marca fez seu début em 1985, na semana da moda de Milão, entre os Novos Talentos daquele ano.

Complementares em estilo, Domenico e Stefano compartilham da mesma visão de mulher: sedutora e misteriosa, virtuosa e refinada. “Quando criamos, é como um filme”, declara Domenico Dolce. “Pensamos em uma história e desenvolvemos roupas que a complementam”, conclui o designer.

DOLCE-GABBANA  - DOLCE GABBANA - BLOGAZINE reúne inspirações e influências Dolce & Gabbana

De fato, a dupla é mais conhecida por criar e surpreender do que por seguir tendências. O cinema italiano em seu grande esplendor também serve de pano de fundo na hora do design.

A Sicília, região natural de Domenico Dolce, e a cultura siciliana comunicam o estilo e a identidade da marca. Diversos períodos históricos marcaram o território fazendo do cenário siciliano — testemunho da presença de civilizações que remontam a Catargo, necrópoles Helenísticas, cidades e castelos medievais, além de igrejas barrocas — um imaginário fértil para inspirações artísticas.

História e inspirações de Dolce & Gabbana - BLOGAZINE - 03  - Hist  ria e inspira    es de Dolce Gabbana BLOGAZINE 03 - BLOGAZINE reúne inspirações e influências Dolce & Gabbana História e inspirações de Dolce & Gabbana - BLOGAZINE - 05  - Hist  ria e inspira    es de Dolce Gabbana BLOGAZINE 05 - BLOGAZINE reúne inspirações e influências Dolce & Gabbana

Muitos produtos Dolce & Gabbana são fabricados manualmente nas oficinas sicilianas, onde os artesãos conservam a qualidade da excelência, sem pressa.
Em uma visita ao showroom da marca em Milão, recebi explicações sobre o estilo de vida da região e suas tradições.

Um dia de domingo na Sicília começa na igreja. O padre com suas vestes clericais, como a blusa branca com detalhes em renda nas mangas. Do respeito à religiosidade, surgem as cores escuras, o preto das roupas de ir à missa. As senhoras tradicionais vestem véu até hoje e os joelhos não ficam à mostra. A renda preta é símbolo de conservadorismo.

História e inspirações de Dolce & Gabbana - BLOGAZINE - 07  - Hist  ria e inspira    es de Dolce Gabbana BLOGAZINE 07 607x1024 - BLOGAZINE reúne inspirações e influências Dolce & Gabbana

A beleza do interior das catedrais e igrejas com seus ornamentos, pinturas e mosaicos é referência para os acessórios que evidenciam o dourado e em algumas coleções, inspiram as estampas.

Após a missa, todos vão para casa festejar com um belo almoço em família que se estende por toda a tarde.

A família, assim como um clã, é a força que une gerações e conserva as tradições.

Paraíso de veraneio europeu, a Sicília é destino garantido de boas férias. O bom humor trazido pelos dias ensolarados invade o talento da dupla.

As estampas podem realçar limões, pimentões, rosas, motivos da cerâmica local e até as pinturas das divertidas carroças do teatro de marionetes.

A herança artesanal do trançado manual em ráfia vem valorizar sandálias, bolsas e até saias. Da mesma forma, todos os bordados feitos à mão são realizados na Sicília, resgatando a herança cultural desse povo rico em capacidade e ofício artesanal.

História e inspirações de Dolce & Gabbana - BLOGAZINE - 06  - Hist  ria e inspira    es de Dolce Gabbana BLOGAZINE 06 1024x601 - BLOGAZINE reúne inspirações e influências Dolce & Gabbana

Um toque divertido sempre aparece para tornar as criações joviais.

Engana-se quem rotula Dolce & Gabbana como uma marca sexy. O corte que evidencia o corpo feminino pode servir como ferramenta na hora de expressar a sensualidade. Entretanto, para Domenico Dolce e Stefano Gabbana, a mulher deve ser, em especial, sofisticada e elegante.

História e inspirações de Dolce & Gabbana - BLOGAZINE - 04  - Hist  ria e inspira    es de Dolce Gabbana BLOGAZINE 04 1024x584 - BLOGAZINE reúne inspirações e influências Dolce & Gabbana História e inspirações de Dolce & Gabbana - BLOGAZINE - 09  - Hist  ria e inspira    es de Dolce Gabbana BLOGAZINE 09 - BLOGAZINE reúne inspirações e influências Dolce & Gabbana

Vale ressaltar que decotes e transparências não fazem parte da proposta da coleção de alta moda da dupla. Uma mulher refinada traz consigo o símbolo da sobriedade e do estilo mais sofisticado.

O universo onírico feminino é largamente explorado com preciosidades em pedrarias, bordados e até coroas.

Aqui a fantasia se torna realidade, um sonho de moda.

Comente!