Dossiê para entender polêmica em torno da Mulher Maravilha

Dossiê para entender polêmica em torno da Mulher Maravilha

Polêmica Mulher Maravilha

polêmica mulher maravilha mulher maravilha - mulher maravilha filme super heroi 01 - Dossiê para entender polêmica em torno da Mulher Maravilha

Quem não acha a Mulher Maravilha o máximo? E uma das características mais interessantes na sua história é justamente sua origem, que passa até pela Mitologia Grega.

mulher maravilha - spoilers mulher maravilha - Dossiê para entender polêmica em torno da Mulher Maravilha

No longa deste ano acontece uma grande revelação no final do filme. Sim, esse texto contém spoilers! Então, prosiga  Enquanto Diana enfrenta Ares (o deus da guerra) em uma batalha física e filosófica, ele diz que ela é filha de Zeus, o rei dos deuses.

cena do filme Mulher Maravilha mulher maravilha - mulher maravilha filme super heroi 04 - Dossiê para entender polêmica em torno da Mulher Maravilha
Será que dá para confiar em Ares?

Diferente da animação ‘Mulher Maravilha’ de 2009 em que mostra o nascimento de Diana a partir da escultura de sua mãe em argila, o filme de 2017 mostra a heroína já criança acreditando na palavra de sua mãe: que Zeus lhe dera a vida a partir do barro. E a questão é que Ares expõe algo mais sórdido: Zeus teve um relacionamento com Hippolyta, mãe de Diana, que criou a criança escondendo a verdade sobre sua origem.

mulher maravilha - mulher maravilha filme super heroi 05 - Dossiê para entender polêmica em torno da Mulher Maravilha

O filme se mantém bem fiel ao legado da heroína da DC Comics porque reflete o debate sobre seu nascimento assim como tem acontecido nos quadrinhos ao longo dos anos.

O criador da heroína, Moulton Marston, não queria que os homens fizessem parte da origem da Mulher Maravilha. Além de escritor, ele foi inventor e autor do polígrafo (o detector de mentiras). É por isso que Diana usa um laço que obriga as pessoas a dizer a verdade!

mulher maravilha - william marston wonder woman bondage the real power of a superhero - Dossiê para entender polêmica em torno da Mulher Maravilha
Mulher Maravilha de Marston, criador do polígrafo

Marston tinha ideias progressivas sobre gênero, relacionamentos e sexo. Ele escreveu sobre as mulheres serem superiores aos homens e sobre a dinâmica entre dominante e o submisso – outra razão pela qual Diana aparece imobilizada e com os olhos vendados nos quadrinhos.

A história original conta que Diana nasceu em uma ilha paradisíaca que é o lar das amazonas, mulheres que foram escravizadas pela humanidade e mantidas como prisioneiras até conquistarem a liberdade. Nessa ilha, elas desenvolviam força física e mental. Elas criaram Diana, que nasceu do barro e sem necessidade de um pai.

Marston também não incluiu Zeus em seu enredo porque para o autor homens eram fontes da dor e mal para amazonas. A ideia era ter uma heroína com a força do Superman e uma beleza feminina capaz de mostrar à humanidade um estilo de vida diferente, pacífico e amoroso, concebido integralmente por mulheres.

mulher maravilha - mulher maravilha filme super heroi 03 - Dossiê para entender polêmica em torno da Mulher Maravilha

Em 1959 mudaram a história. A Mulher Maravilha da edição 105 (escrita por Robert Kanigher e desenhada por Ross Andru) ganha presentes de deuses e deusas: a sabedoria de Athena, a beleza de Afrodite, a força de Demeter que rivaliza com Hércules e a velocidade de Hermes.

A maior reviravolta veio em 2011 com uma espécie de reboot da DC Comics que alterou a origem da Mulher Maravilha. Ela descobre que a história da argila foi uma mentira de sua mãe para esconder que ela e Zeus tiveram um relacionamento. Além disso, Ares ensina Diana a lutar (enquanto originalmente ela teria aprendido todo seu treinamento das mulheres amazônicas).

Essa última mudança da DC Comics escrita por Brian Azzarello e ilustrada por Cliff Chiang inclui uma história em que as amazonas se reproduzem ao encontrar marinheiros, estuprando-os, matando-os e depois vendendo bebês do sexo masculino para a escravidão de Hefesto em troca de armas (esta decisão editorial foi criticada, apesar do sucesso comercial).

mulher maravilha - wonder woman 7 amazon mating practices - Dossiê para entender polêmica em torno da Mulher Maravilha
Amazonas e a polêmica de procriação

Existem outras mudanças que se somam ao bolo, mas a questão é: fica difícil conciliar esta nova história com a visão e intenção de Marston para sua personagem. O filme deste ano mistura um pouco de cada mudança para interpretarmos corretamente a história da origem da Mulher Maravilha.

Independente de qual versão é a melhor ou a mais politicamente correta (que preguiça!), é importante perceber que a Mulher Maravilha é uma figura feminista que sempre foi escrita e desenhada por homens e, consequentemente, reflete um pouco das crenças dos homens sobre o que seria uma mulher poderosa.

mulher maravilha - mulher maravilha filme super heroi 06 - Dossiê para entender polêmica em torno da Mulher Maravilha

Voltando ao enredo da produção de 2017, nada é definitivo porque Ares é retratado como um personagem nada confiável que enganou Diana ao longo do filme, mas também fica claro que Hippolyta manteve segredos de sua filha na tentativa de protegê-la.

Mas o que é indiscutível sobre a nova versão é o propósito maior de um super herói como a Mulher Maravilha: inspirar fãs a tirar suas próprias conclusões sobre o que é ser uma mulher forte de verdade.

Comente!

Related Stories