Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

Fondazione Prada é apresentada em meio a polêmicas

Miuccia Prada e Patrizio Bertelli - Fondazione Prada - BLOGAZINE - 01  Fondazione Prada é apresentada em meio a polêmicas Miuccia Prada e Patrizio Bertelli Fondazione Prada BLOGAZINE 01

A Fondazione Prada abrirá suas portas no dia 9 de maio. A expectativa já começa a gerar declarações e comentários da parte dos proprietários Miuccia Prada e Patrizio Bertelli. Em recente entrevista à revista inglesa How to Spend it o casal descreveu a fundação como “uma espécie de posto de observação de onde ideias cheias de significado na cultura contemporânea são monitoradas”.

“Será um lugar de experimentação, um observatório para entender para onde o mundo está andando. Uma expressão de liberdade desligada do business”, disse o casal. “Mas reflete quem eu sou. O que me interessa, profundamente, não são as certezas, mas as dúvidas, os confrontos, conflitos”, disse Miuccia Prada.

Os 19.000 metros quadrados de uma antiga destilaria no Largo Isarco, parte sul de Milão, foram transformados pelo arquiteto Rem Koolhaas para sediar a Fondazione Prada. Além das áreas dedicadas a exposições, o local contará com uma sala de cinema e um café. Idealizado pelo diretor de cinema americano Wes Anderson, o café pretende recriar o ambiente tipicamente milanês.

Miuccia Prada e Patrizio Bertelli - Fondazione Prada - BLOGAZINE - 02  Fondazione Prada é apresentada em meio a polêmicas Miuccia Prada e Patrizio Bertelli Fondazione Prada BLOGAZINE 02

Miuccia ressalta que o prédio vai de acordo com a missão da Fondazione: “Será um espaço dialético para a pesquisa e a experiência. Os artistas estão entre as pessoas mais inteligentes do mundo. Por meio de suas obras queremos entender para onde estamos andando.”

Quando questionada sobre a relação entre a arte e a sua poética estilística, a designer é enfática: “Não quero artistas para me ajudar na definição de coleções. Primeiro de tudo, por uma questão de princípio, e depois porque quero estar à altura de fazer aquilo que faço sozinha. Não verão jamais colaborações entre artistas e Prada”.

O projeto nasce em 1993 como fruto da paixão do casal pela arte contemporânea, desvinculado de suas atividades comerciais. “A Fundação não tem nada a ver com o marketing, a comunicação ou o business. É uma expressão de liberdade”, pontua Bertelli. “Não temos que pedir dinheiro a ninguém. Pensei em pedir patrocínio, mas o primeiro patrocinador em potencial me disse: ‘Sim, mas os seus artistas são muito experimentais’. Então entendi o que acontece quando você pede dinheiro”, disse Prada.

Ao abrir suas portas, a Fondazione Prada prevê a exibição de um documentário do diretor Roman Polanski e a mostra “Serail Classic”, que explorará a relação entre a originalidade e a imitação na cultura romana e a difusão de múltiplos como homenagem à arte grega.

“Teria sido muito óbvio abrir as portas com uma mostra contemporânea”, declara Miuccia. “O clássico é contemporâneo”, complementa Bertelli.

Evitar fazer coisas óbvias parece ser importante para ambos. “Sou fixada nisso,” diz Miuccia. “É meu sonho fazer a coisa óbvia. É claro que eu nunca o farei. Mas somente como uma posição contraditória. A ideia de colisões e confrontos – vem de não querer ser óbvio. É um exercício e um esforço constante. Não é tentar ser diferente dos outros, é algo que surge completamente natural para nós dois”, finaliza Bertelli. “A ideia da fundação representa algo significante, um ato de pesquisa. O que não está lá para ser feito é encontrar algum tipo de consenso. É contra o consenso. Procurar o consenso é uma forma de mediocridade, e isso é uma das piores fraquezas humanas”.

// FONDAZIONE PRADA
Largo Isarco, 2
Milão
www.fondazioneprada.org
Serial Classic – 9 de maio a 24 de agosto

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comente!

Co-fundadora e idealizadora do Blogazine -Saber, conhecer, buscar... conhecimento é sempre algo de bom. Moda na história é o meu interesse ontem, hoje e amanhã. Pesquisar é o chocolate do curioso. Pesquisar comendo chocolate ou tomando sorvete é melhor ainda!