Herança

Jean-Paul Gaultier recebe retrospectiva no Grand Palais em Paris

Jean-Paul-Gaultier  - Jean Paul Gaultier - Jean-Paul Gaultier recebe retrospectiva no Grand Palais em Paris

Retrospectiva Jean-Paul Gaultier - BLOGAZINE - 06  - Retrospectiva Jean Paul Gaultier BLOGAZINE 06 - Jean-Paul Gaultier recebe retrospectiva no Grand Palais em Paris

De 1º de abril a 3 de agosto o Grand Palais celebra Jean-Paul Gaultier e sua obra.

A exposição explora a carreira de Gaultier, sempre marcada pela audácia. As fontes de inspiração e as influências que pontuaram a moda fazem parte de um percurso temático dividido em oito seções: Introdução, L’Odyssée, Punk Cancan, Les muses, Le salon, À fleur de peau, Metropolis e Jungle Urbaine.

Em torno de 175 criações referentes ao período de 1976 a 2015 foram selecionados — de coleções de haute couture (alta-costura) ao prêt-à-porter. Além das roupas, a mostra apresentará documentos de arquivo, croquis e peças de vestuário usadas em eventos e desfiles. Telas exibirão concertos e videoclipes dos artistas que tiveram o figurino assinado pelo criador.

Retrospectiva Jean-Paul Gaultier - BLOGAZINE - 03  - Retrospectiva Jean Paul Gaultier BLOGAZINE 03 - Jean-Paul Gaultier recebe retrospectiva no Grand Palais em Paris

A homenagem aos 39 anos de carreira de Gaultier reconhecerá também a importância da fotografia para a moda com obras de grandes nomes como Richard Avedon, Robert Doisneau, Andy Warhol e David LaChapelle.

Neto de costureira, o pequeno Jean-Paul adquiriu ainda na infância a intimidade com a agulha e linha, bem como o aprendizado que valoriza o bom corte. Aos 18 anos já trabalhava para Pierre Cardin, a quem após enviar alguns croquis obteve a oportunidade de emprego. Em seguida, Gaultier trabalhou na casa Jean Patou.

Retrospectiva Jean-Paul Gaultier - BLOGAZINE - 01  - Retrospectiva Jean Paul Gaultier BLOGAZINE 01 - Jean-Paul Gaultier recebe retrospectiva no Grand Palais em ParisRetrospectiva Jean-Paul Gaultier - BLOGAZINE - 07  - Retrospectiva Jean Paul Gaultier BLOGAZINE 07 - Jean-Paul Gaultier recebe retrospectiva no Grand Palais em Paris

No final da década de 70, Jean-Paul Gaultier lançou sua marca de prêt-à-porter com pouco investimento ou quase nada, como ele costuma lembrar. A prima e Francis — seu companheiro —ajudavam, assim como suas amigas manequins, que desfilavam de graça. A Maison de Haute Couture foi aberta bem mais tarde, em 1997.

Nos anos oitenta Gaultier ganhou o apelido de “L’enfant terrible de la mode” (O menino terrível da moda) ao propor uma moda originada nas ruas, na cultura popular e no mundo underground. A vivacidade de suas coleções conquistou a crítica de moda e encheu as ruas de alegria. Seus desfiles eram teatrais e a fila final parecia uma festa repleta de sorrisos.

A camiseta listrada típica dos marinheiros da região da Bretanha tronou-se um dos símbolos da moda irreverente do “enfant terrible”. No passado, tal camiseta já causara frisson quando vestida por Coco Chanel durante as férias.

Brincar e provocar alterando códigos estéticos tornou-se um hábito, senão a próprio poder criativo de Gaultier, que apresenta uma obra surpreendentemente bela e rica em qualidade. Ainda nos anos 80, inspirada nos tradicionais quilts escoceses, Gaultier revoluciona a moda ao propor saia para homens.

Retrospectiva Jean-Paul Gaultier - BLOGAZINE - 02  - Retrospectiva Jean Paul Gaultier BLOGAZINE 02 - Jean-Paul Gaultier recebe retrospectiva no Grand Palais em ParisRetrospectiva Jean-Paul Gaultier - BLOGAZINE - 03  - Retrospectiva Jean Paul Gaultier BLOGAZINE 03 - Jean-Paul Gaultier recebe retrospectiva no Grand Palais em ParisRetrospectiva Jean-Paul Gaultier - BLOGAZINE - 08  - Retrospectiva Jean Paul Gaultier BLOGAZINE 08 - Jean-Paul Gaultier recebe retrospectiva no Grand Palais em Paris

Foi em 1990 que Jean-Paul Gaultier criou o figurino para a cantora Madonna se apresentar em sua Blond Ambition Tour. Mesclando peças masculinas e femininas, o estilista explorou a sensualidade da loura. A imagem de Madonna foi imortalizada pelo corselete com taças cônicas, uma das peças do figurino criado por Gaultier.

O dia 27 de setembro de 2014 marcou o último desfile de Jean-Paul Gaultier na semana de moda de Paris. Aos 62 anos, o estilista decidiu dedicar-se exclusivamente à alta-costura e a sua linha de perfumes.

Após receber mais de um milhão e meio de visitantes em Montreal, Dallas, São Francisco, Madri, Rotterdam, Nova Iorque e Londres a retrospectiva Jean-Paul Gaultier chega a Paris.

// Retrospectiva Jean-Paul Gaultier
Grand Palais – Avenue du Général Eisenhower, 3
1 de abril a 3 de agosto
de quarta a sábado de 10h às 22hrs
domingo e segunda de 10h às 20hrs.
Fechado às terças-feiras
Entrada 13 euros
www.grandpalais.fr

Comente!

Maria Thereza Laudares

Maria Thereza Laudares

Co-fundadora e idealizadora do Blogazine -Saber, conhecer, buscar... conhecimento é sempre algo de bom. Moda na história é o meu interesse ontem, hoje e amanhã. Pesquisar é o chocolate do curioso. Pesquisar comendo chocolate ou tomando sorvete é melhor ainda!

One Comment

Leave a Reply

três × quatro =