Viagem

BOOK ME

By 23 de janeiro de 2013 No Comments

Leva-se tempo para conhecer a alma de um lugar. Por isso, sou o tipo de viajante que repete o roteiro quando sinto que poderia fincar raízes naquele destino. Conheci Paris aos 19 anos. Ou melhor, visitei Paris pela primeira vez com essa idade. Conhecê-la mesmo demandou muito tempo. Foi preciso bater ponto em todos os obeliscos, vencer a antipatia em relação aos parisienses e, finalmente, não ter mais nada a fazer na cidade. É isso: a alma do lugar surge quando não tenho mais nenhuma obrigação turística.

Paris é um sem fim de destinos. Todos os dias é possível traçar um passeio inédito. Na última viagem, decidi conhecer, em um roteiro a pé, as livrarias de dois ícones da moda: Marc Jacobs e Karl Lagerfeld. Parti da Place de La Madeleine (veja o roteiro exato no mapa).

001  - 001 - BOOK ME

Primeira parada: Bookmarc. A livraria fica na Place du Marché Saint-Honoré, ao lado da Marc by Marc Jacobs. A praça em si já vale a visita, na primeira esquina está o Très Honoré Bar, o endereço da hora. Frequentado por uma trupe jovem, burguesa e parisiense, oferece uma cozinha boa, mas há baladas melhores na cidade.

002  - 002 - BOOK ME

Do lado oposto lá está ela, a livraria. Quero saber o que Jacobs-curador selecionou. Há alguns livros de arte e muitos clássicos da literatura. Os primeiros têm preços salgados e a oferta é restrita, já os clássicos são bem acessíveis, todos paperback. A loja é interessante, tem um clima nova-iorquino. A equipe fala inglês. Mas, em termos de consumo, dá vontade mesmo é de levar para casa a linha Stationery – cadernetas, canetas e cartões. Resisto.

7L é a próxima parada. Sou mesmo fã do Kaiser e aposto que sua curadoria será melhor. Acerto em cheio. A discreta fachada esconde um tesouro. Os livros estão organizados por seção: arte, arquitetura, moda e uma ampla oferta de títulos relacionados a fotografia. Há também revistas incríveis. Impossível resistir, dificílimo escolher. Afinal, Karl Lagerfeld fez a seleção.

003  - 003 - BOOK ME

004  - 004 - BOOK ME

A livraria é organizada de forma despojada com cavaletes que sustentam pequenas bancadas. Parece que o proprietário arrumou pessoalmente e que, a qualquer instante, poderá aparecer. Não tive essa sorte. Contudo, descobri por conta da 7L uma área repleta de galerias sofisticadas – na caminhada vi uma obra de arte incrível em uma vitrine que estampava a capa de um livro à venda. E mais: caminhando para o lado oposto da rua chega-se ao Musée D’Orsay. Nada mau.

/Bookmarc
17 Place du Marché Saint-Honoré Paris
marcjacobs.com/bookmarc/

/7L
7 Rue de Lille Paris
librairie7l.com

Imagens©Carla Furtado

Curta o BLOGAZINE no Facebook para que possamos ser amigos e siga-nos no Twitter @Blogazine_ para conversarmos

Comente!

Leave a Reply