Evento ID Fashion demonstra processo de criação e construção de produtos na indústria da moda, passando pelos processos de desenho, modelagem, corte, costura, estamparia e expedição

 

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Jovens e novos empreendedores investigam a moda com o direcionamento do Senai. Promover o conhecimento do setor Moda é um dos papéis do Senai que no ID Fashion do Paraná investiu em uma exposição viva, a User Experience – Experiências com a Moda.

O circuito guiado por profissionais do sistema FIEP busca mostrar as competências da indústria do setor. Moda é uma carreira. Moda é um processo que une criação e capacitação. Moda move uma cadeia industrial.

O designer e todos os profissionais que trabalham com indumentária temporada após temporada devem conhecer todo o processo de produção. E aqui no ID Fashion, qualquer visitante pode experimentar o processo de criação e construção de um produto de moda — do início ao fim, passando pelos processos de desenho, modelagem, corte, costura, estamparia e expedição.

Nós do BLOGAZINE fizemos o percurso e compartilhamos como foi:

 

// Primeira etapa – CRIAÇÃO

O setor responsável pela concepção do design da coleção explica aos visitantes o brainstorming no desenvolvimento do produto. Pesquisa de tendências, materiais e consumidor servem de apoio na hora de aplicar a arte criativa. Daqui saem as fichas técnicas contendo todo o detalhamento da peça, como cor e especificações precisas para sua confecção.

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// Segunda etapa – MODELAGEM

A modelagem é o setor responsável pela planificação da roupa e aqui os croquis são transformados em moldes. Ela, a modelagem, pode ser feita de três formas diferentes:

Moulage – De origem francesa, esta técnica é desenvolvida sobre um busto de costura ou sobre uma manequim viva. Permite a visualização do caimento, da forma e volume.

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Modelagem Plana – Utiliza réguas, fitas métrica e esquadros para criar moldes no papel. É especialmente utilizada na alfaiataria clássica.

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Modelagem Computadorizada – Computer Aided Design (CAD) – Programas especializados usam o computador como ferramenta na transformação dos croquis em moldes. Essa modelagem prevê a melhor utilização do material resultando em menor produção de resíduos. Em outras palavras, a modelagem computadorizada aproveita mais o tecido evitando a sobra de muitos retalhos — gerando economia na produção e menos lixo.

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// Terceira etapa – ESTAMPARIA

O setor de estamparia personaliza as peças com desenhos e cores e envolve técnicas como a serigrafia, estamparia digital, sublimação, e outras.

A estamparia digital foi escolhida para a demonstração. O recurso da costura e perfurações a laser também foram exibidos como parte do processo.

Na estamparia digital, quanto maior for a quantidade de poliéster no tecido, melhor será a intensidade da cor.

 

// Quarta etapa – COSTURA

O setor de costura revela-se complexo por envolver vários aspectos da engenharia do produto. Muitas marcas terceirizam essa etapa que envolve uma linha de montagem. A exposição realçou três máquinas fundamentais onde cada operador efetua uma parte respeitando a medida apropriada da peça. Por fim, o setor prevê ainda uma revisão de qualidade de costura e verificação de medidas. Uma vez aprovadas, as peças seguem para o setor de acabamento.

// Quinta etapa – FINALIZAÇÃO

Essa é a última etapa do processo produtivo. Aqui é feito o arremate das peças, incluindo a retirada do excesso de linhas e fios, aplicação de etiquetas não costuradas, passadoria e embalagem. Após uma última inspeção, o produto está pronto para ser distribuído, ou seja, entregue.

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Em tempo: O Senai oferece graduação tecnológica em Moda com duração de três anos. O vestibular 2016 abrirá as inscrições no dia 9 de novembro. Para maiores informações > faculdadedaindustriasenai.com.br.

 

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