Widget Image
Widget Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim

ID Fashion mostra processo de criação da indústria da moda

Evento ID Fashion demonstra processo de criação e construção de produtos na indústria da moda, passando pelos processos de desenho, modelagem, corte, costura, estamparia e expedição

 

ID Fashion - BLOGAZINE - 01  ID Fashion mostra processo de criação da indústria da moda ID Fashion BLOGAZINE 01

Jovens e novos empreendedores investigam a moda com o direcionamento do Senai. Promover o conhecimento do setor Moda é um dos papéis do Senai que no ID Fashion do Paraná investiu em uma exposição viva, a User Experience – Experiências com a Moda.

O circuito guiado por profissionais do sistema FIEP busca mostrar as competências da indústria do setor. Moda é uma carreira. Moda é um processo que une criação e capacitação. Moda move uma cadeia industrial.

O designer e todos os profissionais que trabalham com indumentária temporada após temporada devem conhecer todo o processo de produção. E aqui no ID Fashion, qualquer visitante pode experimentar o processo de criação e construção de um produto de moda — do início ao fim, passando pelos processos de desenho, modelagem, corte, costura, estamparia e expedição.

Nós do BLOGAZINE fizemos o percurso e compartilhamos como foi:

 

// Primeira etapa – CRIAÇÃO

O setor responsável pela concepção do design da coleção explica aos visitantes o brainstorming no desenvolvimento do produto. Pesquisa de tendências, materiais e consumidor servem de apoio na hora de aplicar a arte criativa. Daqui saem as fichas técnicas contendo todo o detalhamento da peça, como cor e especificações precisas para sua confecção.

ID Fashion - BLOGAZINE - 02  ID Fashion mostra processo de criação da indústria da moda ID Fashion BLOGAZINE 02ID Fashion - BLOGAZINE - 03  ID Fashion mostra processo de criação da indústria da moda ID Fashion BLOGAZINE 03ID Fashion - BLOGAZINE - 04  ID Fashion mostra processo de criação da indústria da moda ID Fashion BLOGAZINE 04

// Segunda etapa – MODELAGEM

A modelagem é o setor responsável pela planificação da roupa e aqui os croquis são transformados em moldes. Ela, a modelagem, pode ser feita de três formas diferentes:

Moulage – De origem francesa, esta técnica é desenvolvida sobre um busto de costura ou sobre uma manequim viva. Permite a visualização do caimento, da forma e volume.

ID Fashion - BLOGAZINE - 05  ID Fashion mostra processo de criação da indústria da moda ID Fashion BLOGAZINE 05

Modelagem Plana – Utiliza réguas, fitas métrica e esquadros para criar moldes no papel. É especialmente utilizada na alfaiataria clássica.

ID Fashion - BLOGAZINE - 06  ID Fashion mostra processo de criação da indústria da moda ID Fashion BLOGAZINE 06

Modelagem Computadorizada – Computer Aided Design (CAD) – Programas especializados usam o computador como ferramenta na transformação dos croquis em moldes. Essa modelagem prevê a melhor utilização do material resultando em menor produção de resíduos. Em outras palavras, a modelagem computadorizada aproveita mais o tecido evitando a sobra de muitos retalhos — gerando economia na produção e menos lixo.

ID Fashion - BLOGAZINE - 07  ID Fashion mostra processo de criação da indústria da moda ID Fashion BLOGAZINE 07

 

// Terceira etapa – ESTAMPARIA

O setor de estamparia personaliza as peças com desenhos e cores e envolve técnicas como a serigrafia, estamparia digital, sublimação, e outras.

A estamparia digital foi escolhida para a demonstração. O recurso da costura e perfurações a laser também foram exibidos como parte do processo.

Na estamparia digital, quanto maior for a quantidade de poliéster no tecido, melhor será a intensidade da cor.

 

// Quarta etapa – COSTURA

O setor de costura revela-se complexo por envolver vários aspectos da engenharia do produto. Muitas marcas terceirizam essa etapa que envolve uma linha de montagem. A exposição realçou três máquinas fundamentais onde cada operador efetua uma parte respeitando a medida apropriada da peça. Por fim, o setor prevê ainda uma revisão de qualidade de costura e verificação de medidas. Uma vez aprovadas, as peças seguem para o setor de acabamento.

// Quinta etapa – FINALIZAÇÃO

Essa é a última etapa do processo produtivo. Aqui é feito o arremate das peças, incluindo a retirada do excesso de linhas e fios, aplicação de etiquetas não costuradas, passadoria e embalagem. Após uma última inspeção, o produto está pronto para ser distribuído, ou seja, entregue.

ID Fashion - BLOGAZINE - 21  ID Fashion mostra processo de criação da indústria da moda ID Fashion BLOGAZINE 21ID Fashion - BLOGAZINE - 22  ID Fashion mostra processo de criação da indústria da moda ID Fashion BLOGAZINE 22

Em tempo: O Senai oferece graduação tecnológica em Moda com duração de três anos. O vestibular 2016 abrirá as inscrições no dia 9 de novembro. Para maiores informações > faculdadedaindustriasenai.com.br.

 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comente!

Co-fundadora e idealizadora do Blogazine -Saber, conhecer, buscar... conhecimento é sempre algo de bom. Moda na história é o meu interesse ontem, hoje e amanhã. Pesquisar é o chocolate do curioso. Pesquisar comendo chocolate ou tomando sorvete é melhor ainda!