ILUSTRAÇÃO

A moda sempre prestigiou as artes em suas mais diversas formas de expressão. Ainda que a fotografia tenha evoluído junto com as mais diversas fases da moda, a pintura e a ilustração nunca foram esquecidas como forma de registro. Um croqui ou uma ilustração podem comunicar o estilo pretendido e até expressar o mundo do luxo. Atualmente passamos por um momento de retorno à valorização da arte da ilustração.

photo  - photo1 e1382985054411 - ILUSTRAÇÃO

A Galleria Carla Sozzani em Milão exibe até novembro a exposição Tony Viramontes – transgressivo, bello e dannato.  Americano, filho de espanhol e mexicana, Tony nasce em Los Angeles em 1956. No final dos anos 70, formado pela Parsons de Nova Iorque em Belas Artes e fotografia, Viramontes surge no cenário mundial da ilustração de moda e logo firma colaborações com grandes nomes tais como Givenchy, Issey Miyake, Dior, Ungaro, Yves Saint- Laurent, Valentino, Jean Paul Gaultier, Versace e, Chanel entre outros. Como retratista pinta mulheres poderosas como Isabella Rossellini, Paloma Picasso, Janet Jackson e Diana Ross.

images  - images2 - ILUSTRAÇÃO

O estilo forte e direto  de Viramontes exprimia em seus desenhos  a sensualidade nos lábios. Seus traços firmes são reconhecidos pelos ombros e quadril proeminentes. Insolente e sensual o artista tal qual sua obra é símbolo dos anos 80. A inquietude, seu ingrediente principal , mesclava em seu quotidiano a fotografia e o desenho com arte, moda e vida pessoal.

photo 1  - photo 1 e1382986509648 - ILUSTRAÇÃO

Conhecida como a década perdida, aquela de 80 foi regida pelo excesso e pelo exagero.  Álcool, droga, sensualidade desenfreada e baladas intermináveis levou Tony como muitos outros à estimular a criatividade em processos quase catárticos. Condenado pela AIDS, Tony Viramontes vem a falecer em 1988 logo após receber o convite para assumir a direção artística da loja da estilista japonesa Hanae Mori.

photo-1  - photo 11 e1382986350187 - ILUSTRAÇÃO

A moda vista pelo traço. O traço que em pinceladas faz a moda. Uma exposição a ser apreciada.

Tony Viramontes. Trasgressivo, bello e dannato

6 de setembro – 3 de novembro

entrada franca

Galleria Sozzani

Corso Como , 10

Milão

 

 

Comente!

Related Stories

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published