IN LOCO

D-dolce  IN LOCO d dolce

Fonte de eterna referência, a Sicília resplandece em mais uma coleção da Dolce & Gabbana (Inverno 2013).

À convite da marca, fui ao showroom em Milão — no dia após o desfile — apreciar a coleção que se revelou uma verdadeira obra de arte expressa em peças de vestir.

mtlaudares  IN LOCO mtlaudares

A visita mostrou-se uma experiência única para conhecer todas as peças desfiladas de perto e poder “ver com as mãos”, como uma boa brasileira que sou. Cada toque provou o valor agregado que uma marca de luxo carrega consigo. Todos os bordados feitos à mão foram realizados na Sicília, resgatando a herança cultural desse povo rico em capacidade e ofício artesanal.

Retornar às origens parece representar a missão do siciliano Domenico Dolce, que a cada estação, junto com seu sócio Stefano Gabbana, surpreende críticos, jornalistas e amantes da criação de moda.

Desta vez, a beleza arquitetônica da Catedral de Monreale serviu de inspiração para o inverno 2013/14. Conhecida por mesclar estilos bizantinos, franco – normandos e árabes, Monreale — localizada ao sul de Palermo — destaca-se por seus painéis em mosaico que unem traços da igreja católica com a ortodoxa.

Palermo_-_Mosaics_of_Palatine_Chapel  IN LOCO palermo   mosaics of palatine chapel

Originária da Idade Média, o monumento possui a maior concentração de mosaicos bizantinos da Itália, expostos em um total de 6.500 metros quadrados. Todo o interior da igreja é decorado com imagens produzidas por pequeninos pedaços de vidro expostos em cores vivas e fundo dourado

Os mosaicos permeiam toda a criação da coleção Dolce & Gabbana e estão literalmente representados nas cores (azul, preto, marrom, verde e vermelho) e em estampas aplicadas na seda e transformadas especialmente em vestidos e blusas. O dourado, tal qual na catedral, é presença marcante e funciona como elo de ligação entre todas as cores, formas e expressões.

Ao longo da visita recebo uma explicação completa da coleção que segue um enredo envolvente. Um dia de domingo na Sicília começa na igreja e é lá que se inicia a sequência do desfile: das vestes clericais a blusa branca com detalhes em renda nas mangas. Do respeito à religiosidade, surgem as cores escuras das roupas de ir à missa. Em seguida, a beleza do interior da catedral encontra eco nas estampas. Por fim, após o rito religioso, todos vão para casa festejar em clima regido pelo brilho e sensualidade. E nada mais apropriado do que vestidos em renda cor rubi cobertos de pedrarias bordadas à mão. Nesta hora mais é mais mesmo!

IN LOCO t

Peças de extrema importância nos tempos atuais, os acessórios da coleção Monreale chegam para causar desejo e admiração.

Bordados refazem os mosaicos que enriquecem saltos e sapatos inteiros. As bolsas completamente recobertas pelos mosaicos bordados prestam homenagem a santos e figuras ligadas à religiosidade.

A marchetaria está presente em saltos e bolsas confeccionados em madeira que mescla o claro e o escuro para formar composições.

O mais impressionante de todos os trabalhos reside na arte da joalheira conhecida como filigrana, que está presente de forma expressiva em brincos, cinto, corpete, bolsas e até mesmo sapatos.

Sem sombra de dúvidas, os acessórios que arrancam mais suspiros são as coroas que se dividem entre coroas de princesa e coroas de rainha. Enriquecidas com pedras encrustadas e pequenos mosaicos de vidro, as coroas entraram para no universo onírico feminino. Um sonho real!

Dolce-&-Gabbana---47  IN LOCO dolce gabbana 47

Original, conceitual, inspiracional e motivacional, essa coleção Dolce & Gabbana certamente estará presente em todas as publicações do planeta. Como costumo dizer: a moda é uma ferramenta para expressar um estilo e neste caso ambos se traduzem em uma única palavra: sofisticação.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comente!


INSTAGRAM
#BLOGAZINE