LENDO

Instagram vs. Snapchat: Qual é o mais saudável?

Instagram vs. Snapchat: Qual é o mais saudável?

selfie: saskia de brauw by mikael jansson for interview june / july 2015  Instagram vs. Snapchat: Qual é o mais saudável? saskia de brauw 02 interview june july 2015 by mikael jansson

selfie: saskia de brauw by mikael jansson for interview june / july 2015

O mundo mudou. E hoje ele pode ser dividido em dois grupos. Tem o grupo das pessoas que assim que acorda pensa: “Cadê o meu telefone?”. E tem todas as outras pessoas.

Esse primeiro grupo se refere aos que não sabem lidar, equilibradamente, com as mídias sociais. Cada um de nós tem um vício favorito – Instagram, Twitter, Facebook, Snapchat –, mas o que nos conecta de verdade é que experienciamos o mundo por meio da internet.

Uma nova notificação na tela do celular pode ser mais bonita que a primeira estrela do céu noturno e o som de nosso telefone ao encontrar uma tomada é mais agradável que as ondas do mar no nascer do sol. Os dias em que testemunhávamos alguma coisa incrível sem postar na internet parece tão distante quanto a época em que o homem desconhecia o fogo.

Tudo bem que eu estou me permitindo um exagero aqui, mas a dependência de mídia social é uma realidade para milhões de pessoas. Não é para mim, mas tenho amigos próximos que não saem para a pausa do almoço sem conferir o feed do Instagram (scroll, scroll, scroll). E tem muita gente que não consegue lidar com as fofuras do seu gato sem compartilhá-las no Snapchat…

Bom, esta é a realidade, mas isso é saudável? Essa pergunta foi exatamente o que motivou um estudo recente da Universidade de Michigan. Usando uma técnica chamada “experiência de amostragem“, que avalia como as pessoas pensam, sentem e agem de momento a momento na vida cotidiana, o estudo avaliou os efeitos de diferentes aplicativos de mídia social sobre o bem-estar de 154 usuários de smartphones diferentes.

Resumindo, os pesquisadores descobriram que não existe uma plataforma de mídia social tão gratificante como a comunicação cara a cara. Uhhhh, nenhuma surpresa aqui, certo? Mas, curiosamente, há um que chega perto: Snapchat.

O tal estudo aponta que snapchatters têm um humor diário mais positivo do que usuários de qualquer outra mídia social. O motivo? Plataformas como Instagram e Facebook tornaram-se “um espaço para compartilhar momentos ensaiados [que não correspondem à realidade]”, diz o principal autor do estudo, o pesquisador Joseph Bayer. Enquanto formaturas, casamentos e férias maravilhosas são os momentos favoritos para compartilhar em uma linda foto, o Snapchat oferece “um espaço distinto para compartilhar os pequenos momentos” (ou seja, as fofuras dos gatinhos).

Independentemente se a sua rede social favorita é o Instagram ou o Snapchat, acredito que não existe mídia social eleita a mais saudável. Bom mesmo é fazer o dá prazer, desde que isso não afete seu bem-estar e não prejudique o senso de autocrítica e autoconhecimento.

 

Você é viciado(a) em mídia social? Como você acha que ela afeta o seu bem-estar? Conta tudo nos comentários abaixo!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comente!


CONTEÚDO RELACIONADO

INSTAGRAM
#BLOGAZINE