O JK Shopping de Brasília apresenta a primeira edição da Semana Tupiniquim Cineflix, uma mostra de filmes nacionais lançados em 2014 que acontece de 25 de setembro a 1º de outubro, nos cinemas do centro comercial, em Taguatinga. O ingresso terá preço único de R$ 7,00.

Entre os destaques da programação: “De Menor”, de Caru Alves de Souza e “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, escolhido para representar Brasil no Oscar. Também estão na programação os filmes “O Homem das Multidões”, “A Oeste do Fim do Mundo” e o documentário “Dominguinhos”, sobre o famoso compositor pernambucano.

Cena de “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro  - Semana Tupiniquim Cineflix JK Shopping BLOGAZINE 03 - Semana Tupiniquim
Cena de “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro

“De Menor” conta a história de uma advogada recém-formada que tenta provar a inocência de seu irmão, acusado de cometer um crime. O filme participou de diversos festivais na Europa e foi premiado com o Troféu Redentor no Festival do Rio, em 2013, empatado com o suspense “O Lobo Atrás da Porta”, que também é atração da Semana Tupiniquim. Estrelado por Leandra Leal e Milhem Cortaz, o longa também percorreu diversos festivais de cinema pelo mundo, consagrando-se vencedor no Festival de Miami nas categorias Melhor Filme e Melhor Diretor (o estreante Fernando Coimbra).

"De Menor", vencedor do prêmio Melhor Filme no Festival do Rio  - Semana Tupiniquim Cineflix JK Shopping BLOGAZINE 02 - Semana Tupiniquim
“De Menor”, vencedor do prêmio Melhor Filme no Festival do Rio

Já o longa “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” retrata o rito de passagem de Leonardo, um garoto cego que, aos poucos, vai aprendendo a lidar com o preconceito e as descobertas próprias da adolescência. O filme foi premiado no prestigiado Festival de Berlim, onde o polêmico “Praia do Futuro” também foi selecionado para a mostra competitiva.

Polêmico "Praia do Futuro", com o ator Wagner Moura sob direção do cineasta Karim Aïnouz   - praia do futuro - Semana Tupiniquim
Polêmico “Praia do Futuro”, com o ator Wagner Moura sob direção do cineasta Karim Aïnouz

Ambos os filmes voltam a se encontrar na Semana Tupiniquim Cineflix, que também conta com o visceral conto urbano “Riocorrente” e a saga de João de Santo Cristo em “Faroeste Caboclo”, que retorna às telonas após ser recentemente consagrado com sete troféus Grande Otelo no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

SEMANA TUPINIQUIM CINEFLIX
Período: 25 de setembro a 1º de outubro
Local: JK Shopping
Preço dos ingressos: R$ 7,00
Informações: www.jkshoppingdf.com.br

OS FILMES

 

"A oeste do fim do mundo"  - Semana Tupiniquim Cineflix JK Shopping BLOGAZINE 01 - Semana Tupiniquim
“A oeste do fim do mundo”

A OESTE DO FIM DO MUNDO

Direção: Paulo Nascimento

Elenco: César Troncoso, Nelson Diniz e Fernanda Moro

Sinopse: Leon (César Troncoso) é um homem introspectivo que vive em um velho posto de gasolina, perdido na imensidão da estrada transcontinental entre a Argentina e o Chile. Seu único amigo é Silas (Nelson Diniz), um brasileiro que volta e meia o visita para trazer peças para consertar a moto dele. Um dia, a paz de Leon é abalada com a chegada de Ana (Fernanda Moro), uma mulher que escapou da tentativa de abuso sexual de um caminhoneiro com quem tinha pego carona. Sem ter para onde ir e no meio do deserto, Ana recebe abrigo de Leon inicialmente para apenas um dia. Só que o tempo passa e ela não consegue sair do local.

Principais premiações: Melhor Filme do Júri Popular e Melhor Ator no Festival de Gramado.

 

DE MENOR

Direção: Caru Alves de Souza

Elenco: Rita Batata, Giovanni Gallo, Caco Ciocler

Sinopse: A jovem advogada Helena (Rita Batata) é defensora pública de menores infratores e vive com Caio (Giovanni Gallo), seu irmão caçula. Órfãos, os dois têm um relacionamento de muita cumplicidade, até o dia em que o rapaz comete um delito e torna-se réu na Vara da Infância e Juventude de Santos, local de trabalho de Helena.

Principais premiações: Melhor Filme no Festival do Rio / Selecionado para o Festival de San Sebastián (Espanha), Festival de Toulouse (França) e Festival de Havana (Cuba).

 

DOMINGUINHOS

Direção: Mariana Aydar, Eduardo Nazarian e Joaquim Castro

Sinopse: Um retrato do sanfoneiro, cantor e compositor Dominguinhos (1941 – 2013), discípulo de Luis Gonzaga e autor de sucessos como “Eu Só Quero um Xodó”, “Gostoso Demais”, “De Volta Pro Aconchego” e “Lamento Sertanejo”. Sua obra revive em imagens de arquivo, derramando uma história que se multiplica em sons, versos e beleza.

Principais premiações: Indicado para o Festival de Cinema da Cracóvia (Polônia)

 

FAROESTE CABOCLO

Direção: René Sampaio

Elenco: Fabrício Boliveira, Ísis Valverde e Felipe Abib

Sinopse: João (Fabrício Boliveira) deixa Santo Cristo em busca de uma vida melhor em Brasília. Ele quer deixar o passado repleto de tragédias para trás. Lá, conta com o apoio do primo e traficante Pablo (César Troncoso), com quem passa a trabalhar. Já conhecido como João de Santo Cristo, o jovem se envolve com o tráfico de drogas, ao mesmo tempo em que mantém um emprego como carpinteiro. Em meio a tudo isso, conhece a bela e inquieta Maria Lúcia (Ísis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo), por quem se apaixona loucamente. Os dois começam uma relação marcada pela paixão e pelo romance, mas logo João se verá em meio a uma guerra com o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), que coloca tudo a perder.

Principais premiações: Vencedor de sete troféus Grande Otelo no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro nas categorias Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem Ficção, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Fotografia.

 

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO

Direção: Daniel Ribeiro

Elenco: Ghilherme Lobo, Fabio Audi e Tess Amorim

Sinopse: Leonardo (Guilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

Principais premiações: Prêmio Teddy para Melhor Filme com temática LGBT no Festival de Berlim / Melhor Filme – Júri Popular no Festival de Guadalajara (México)

 

O HOMEM DAS MULTIDÕES

Direção: Marcelo Gomes e Cao Guimarães

Elenco: Sílvia Lourenço, Paulo André e Jean-Claude Bernardet

Sinopse: Belo Horizonte, Minas Gerais: duas estórias de solidão diferentes. Juvenal (Paulo André) , condutor de trem do metrô, enfrenta a impossibilidade de estar só. Para se sentir melhor, ele se mistura na grande multidão da cidade. Margô (Sílvia Lourenço), controladora de estação do metrô, não consegue se desprender das redes sociais, trocando o mundo real pelo mundo virtual.

Principais premiações: Melhor Direção no Festival do Rio / Melhor Fotografia no Festival de Guadalajara (México) / Selecionado para o Festival de Miami

 

"O lobo atrás da porta"  - Semana Tupiniquim Cineflix JK Shopping BLOGAZINE 04 - Semana Tupiniquim
“O lobo atrás da porta”

O LOBO ATRÁS DA PORTA

Direção: Fernando Coimbra

Elenco: Leandra Leal, Milhem Cortaz e Fabiula Nascimento

Sinopse: O desaparecimento de uma criança faz com que seus pais, Bernardo (Milhem Cortaz) e Sylvia (Fabiula Nascimento), vão até uma delegacia. O caso fica a cargo do delegado (Juliano Cazarré), que resolve interrogá-los separadamente. Logo descobre que Bernardo mantinha uma amante, Rosa (Leandra Leal), que é levada à delegacia para averiguações. A partir de depoimentos do trio, o delegado descobre uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes envolvendo o trio.

Principais premiações: Melhor Filme e Melhor Direção no Festival de Miami / Melhor Filme e Melhor Atriz no Festival do Rio / Melhor Filme de Diretor Estreante no Festival de Havana (Cuba) / Prêmio Especial no Festival de San Sebastián (Espanha)

 

PRAIA DO FUTURO

Direção: Karim Aïnouz

Elenco: Wagner Moura, Jesuíta Barbosa e Clemens Schick

Sinopse: Praia do Futuro, Ceará. Donato (Wagner Moura) trabalha como salva-vidas. Seu irmão caçula, Ayrton (Jesuita Barbosa), tem grande admiração por ele, devido à coragem demonstrada ao se atirar no mar para resgatar desconhecidos. Um deles é Konrad (Clemens Schick), um alemão de olhos azuis que muda por completo a vida de Donato após ser salvo por ele. É quando Ayrton, querendo reencontrar o irmão, parte em sua busca na fria Berlim.

Principais premiações: Selecionado para o Festival de Berlim

 

RIOCORRENTE

Direção: Paulo Sacramento

Elenco: Lee Taylor, Simone Iliescu e Roberto Audio

Sinopse: Carlos (Lee Taylor), Renata (Simone Iliescu) e Marcelo (Roberto Audio) formam um triângulo amoroso contextualizado na caótica rotina de uma metrópole como São Paulo. Carlos tenta cuidar do menino Exu (Vinicius dos Anjos), mas ele passa o dia inteiro nas ruas da cidade.

Principais premiações: Selecionado para o Festival de Rotterdam (Holanda) / Prêmio Abbracine na Mostra Internacional de São Paulo / Melhor Fotografia e Melhor Montagem no Festival de Brasília

Comente!