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Fundada em 1988, em Paris, pelo criador belga que dá nome à casa, a Maison Martin Margiela tem mais de duas décadas de história para contar. A marca baseia-se na desconstrução do previsível, apostando na reciclagem, transformação e reinterpretação das peças, além dos acabamentos crus. O resultado avant-garde permitiu o sucesso imediato das suas criações.

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Contra o mediático, Martin manteve-se sempre distante dos centros de atenção até o dia que abandonou o cargo de diretor criativo da casa em 2009, logo após o 20º aniversário da marca. Esta data marca também o fim do mistério da “Marca Branca”, como era reconhecida até então. Com uma estratégia de marketing que adotava o ‘menos convencional’, a maison recusou-se a criar uma logomarca. A ideia era focar a atenção nas peças e não na marca em si. Assim, a etiqueta da casa no vestuário mostra os números de “0” a “23”. Após o 20º aniversário, esse sistema foi substituído e a casa apresentou um logotipo clássico pela primeira vez.

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Reconhecida dentro do circuito da indústria da moda, descobriu o seu próprio caminho fugindo às massas e ao convencional. Formou a sua própria linguagem apostando no branco e minimal como máxima das suas coleções. Do prêt-à-porter para mulher (1) e (4), aumentou a sua herança com a linha de homem (10) e (14), calçado (22), eyewear (8), joalharia (12), perfumes (3), acessórios (12), e também de design de interiores, com a linha de objetos (13) lançada em 1999 e de mobiliário em 2010.

A casa criou ainda uma segunda linha mais contemporânea e feminina, a MM6 em 1997. Em abordagem mais pessoal com noções mais conceituais, recorre a tecidos especiais com estampados modernos para um guarda-roupa atual e ajustável ao cotidiano.

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Maison Martin Margiela - 14  - Maison Martin Margiela 14 734x1024 - Almanaque: Maison Martin Margielamaison-martin-margiela-spring-2012-01-close-up  - maison martin margiela spring 2012 01 close up 716x1024 - Almanaque: Maison Martin MargielaMaison Martin Margiela - 16  - Maison Martin Margiela 16 - Almanaque: Maison Martin Margiela

Em 2002, a Maison Martin Margiela juntou-se ao grupo Only The Brave, liderado pelo empresário visionário Renzo Rosso, detentor de outras marcas como a Diesel, Marni e Viktor & Rolf.

Na primavera-verão de 2006, a qualidade e excelentes técnicas de confecção são apresentadas pela primeira vez na semana de moda de alta-costura de Paris. Nasce assim a linha denominada zero (0), onde cada peça é inteiramente criada de forma artesanal pelo atelier da Maison. As peças são realmente únicas e criadas com o máximo de cuidado.

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A loja de e-commerce nasce em 2010. Dois anos mais tarde, em novembro de 2012, foi apresentada a coleção em parceria com a marca sueca de fast-fashion H&M, para o outono/inverno. A linha mais acessível imprimiu uma visão renovada da estética de Margiela para as ruas e deu visibilidade para a marca em escala mundial. Na lista de colaborações da casa francesa entra ainda uma linha de óculos de sol com a MYKITA, tênis com a Converse, criações especiais para a turnê “Yeezus” de Kanye West, a coleção “Crystalactite” com a Swarovski, uma linha de papéis de parede com a marca de decoração de interiores Omexco, entre outras.

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Dois anos depois, John Galliano era anunciado como o novo diretor criativo da casa que se manteve desde a saída de Margiela com um membro da sua equipe de criação nesse cargo. A extravagância de Galliano une-se a sofisticação da maison que prima pela falta de definição e anonimato.

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