melhor-vinho-comida-chinesa-BLOGAZINE---  - melhor vinho comida chinesa BLOGAZINE 1 - Saiba qual o melhor vinho para servir com comida chinesa

Que vinho vai melhor com comida chinesa? Em homenagem ao Ano Novo Chinês, foodies em todo o mundo planejam menus temáticos para o fim de semana.

Mas qual é o melhor tipo de vinho para servir com pato à Pequim, rolinhos primavera ou bolinhos cozidos no vapor?

Encontrar os vinhos perfeitos para servir com cozinha asiática é muitas vezes uma tarefa difícil, especialmente no caso de pratos picantes, que têm uma tendência a dominar sabores mais delicados.

Para receitas mais sutis (não muito apimentadas), vinhos rosés são os mais indicados, mas existem alternativas.

Para complementar as combinações de doces e salgados (muito comum na cozinhas asiáticas), nada melhor que um vinho branco doce ou semi-doce.

Vinhos como o Sauternes com uma concentração particularmente elevada de açúcar devem ser evitados. Opte por um vinho branco doce com um toque de acidez, como os da região de Jurançon, o Coteaux du Layon ou os vinhos de Alsácia.

É difícil recusar delícias crocantes, por mais que engordem. Para “contrabalancear” a gordura, sirva um vinho tinto com notas frutadas. Os Beaujolais ou da região do Loire são ótimas escolhas.

Dependendo do recheio (frango, legumes, camarão), bolinhos de massa podem ir bem com uma variedade de diferentes vinhos.

De qualquer forma, se existe molho quente no prato, evite vinhos tintos, que são ricos em taninos e tendem a acentuar especiarias. Prefira um vinho tinto leve, como um Beaujolais.

O pato à Pequim é um dos pratos chineses mais populares na França, já que combina muito bem com vinhos tintos tânicos amados pelos franceses. Os delicados sabores da carne de pato e a crocância são complementados por vinhos tintos com notas picantes, como os de Provence ou Le Corbières, na região de Languedoc-Roussillon.

Comente!