Herança

Met Gala é o primeiro evento de red carpet do ano

Em sua primeira edição no ano de 1948, a editora Eleonor Lambert convidou a alta sociedade americana para promover, por meio de doações, o Costume Institute, que é a ala do Metropolitan Museum de Nova Iorque dedicada à moda e a única a depender de fundos próprios.

Formalmente conhecido como Costume Institute Gala, o baile marca a abertura anual da exibição do Metropolitan Museum of Art’s em Nova York e tem como objetivo arrecadar doações em benefício da manutenção do mesmo. O Met Gala ou Met Ball é o primeiro evento de red carpet do ano.

A cada ano um tema é celebrado. É comum vermos os temas do baile tornarem-se tendências nas passarelas da moda e nas ruas. Em 2015, o tema ‘China through the Looking Glass’ inspirou inúmeros looks orientais.

Rihanna usando um vestido statement da couturier chinesa Guo Pei no Gala de 2015  - rihanna met gala - Met Gala é o primeiro evento de red carpet do ano

Rihanna usando um vestido statement da couturier chinesa Guo Pei

Anna Wintour, editora chefe da Vogue, assumiu as rédeas como ‘chair of the event’ em 1999 e imprime desde então sua marca de determinação e perseverança. Anna cuida de todos os detalhes pessoalmente desde a marcação de lugares até a entrada cronometrada de cada celebridade convidada.

Com a poderosa editora à frente do evento, o faturamento cresceu. Em 2015 o Met Ball arrecadou 12,5 milhões de dólares. Este ano a Apple é patrocinadora master e as cadeiras honorárias serão de Taylor Swift, Nicolas Ghesquière (designer da Louis Vuitton), Miuccia Prada e Karl Lagerfeld.

Os aproximadamente 600 convidados são celebridades do mundo da moda, música, cinema e televisão em geral. Os convites individuais custam 30 mil dólares. No caso de uma marca comprar uma mesa, seus convidados deverão ser submetidos à aprovação de Anna Wintour e não é garantido que se sentarão na mesa da mesma.

Andrew-Bolton,-curador-da-exposição-Manus-x-Machina  - Andrew Bolton curador da exposi    o Manus x Machina 1024x682 - Met Gala é o primeiro evento de red carpet do ano

Andrew Bolton, curador da exposição ‘Manus x Machina’

Este ano, o evento não foi televisionado. O programa teve coquetel seguido de uma visita a exposição “Manus x Machina” e logo depois um jantar sentado com uma atração especial, The Weeknd. Ano passado o show foi de Rihanna.

Anna Wintour costuma doar convites para novos talentos da moda e usar a ocasião para apresentá-los à indústria.

Comente!

Maria Thereza Laudares

Maria Thereza Laudares

Co-fundadora e idealizadora do Blogazine -Saber, conhecer, buscar... conhecimento é sempre algo de bom. Moda na história é o meu interesse ontem, hoje e amanhã. Pesquisar é o chocolate do curioso. Pesquisar comendo chocolate ou tomando sorvete é melhor ainda!

Leave a Reply