Notícias

França quer acabar com modelos muito magras na passarela

By 23 de abril de 2015 No Comments

modelos-magras-demais---BLOGAZINE  - modelos magras demais BLOGAZINE1 - França quer acabar com modelos muito magras na passarela

A Assembléia Nacional Francesa aprovou no último dia 3 de abril a medida contra o uso de modelos magras demais em passarela e publicações de moda. O projeto de lei, que agora deverá passar pelo senado, prevê multa de até 75mil euros e detenção por seis meses às agências e “maisons” de moda.

De acordo com a lei, toda modelo deverá passar por uma “vistoria” médica que avaliará seu índice de massa corpórea antes de ser contratada. O exame será o mesmo utilizado pela Organização Mundial da Saúde para estabelecer a desnutrição e é calculado por meio da divisão do peso pela altura.

A proibição exigirá ainda a menção “fotografia retocada” caso a aparência corporal seja modificada para mostrar um corpo mais delgado.

O questionamento e preocupação com a magreza das modelos e manequins internacionais nasceu em 2007. Na época, o polêmico fotógrafo italiano Oliviero Toscani usou a imagem de Isabelle Caro, modelo e vítima de anorexia, para ilustrar a campanha da marca italiana Nolita. Isabelle pesava, então, 30 quilos, pouquíssimo para seus 1,68m de altura. A modelo morreu três anos mais tarde aos 28 anos de idade.

Muitas modelos se queixam de suas dietas sacrificantes especialmente em época de desfiles de coleções, entretanto poucas querem se afastar do glamour das passarelas.

Ainda que a lei entre em vigor, será necessário montar equipes de controle para que as inspeções possam realmente acontecer.

Comente!

Maria Thereza Laudares

Maria Thereza Laudares

Co-fundadora e idealizadora do Blogazine -Saber, conhecer, buscar... conhecimento é sempre algo de bom. Moda na história é o meu interesse ontem, hoje e amanhã. Pesquisar é o chocolate do curioso. Pesquisar comendo chocolate ou tomando sorvete é melhor ainda!

Leave a Reply