Odette Paris - 01  - Odette Paris 01 - Odette Paris: uma das melhores pâtisseries da França
A pâtisserie é conhecida mundo afora como uma arte culinária tipicamente francesa. De fato assim como se formam chefs de cuisine também se graduam chefs pâtissieur.

Algumas receitas servem para mais de um doce, mudando apenas o formato. Feitas com a mesma massa as bombas chamadas de éclair e as pequenas bombas redondas, conhecidas na França como ‘choux’ são um bom exemplo dessa habilidade gastronômica.

Passeando pelas ruas de Cluny na Rive Gauche parisiense a butique ‘Odette Paris’ é uma boa opção para quem quer saborear algo especial.

A pequena loja instalada diante da Igreja Saint-Julien – le- Pauvre e da praça René Viviani- Montebello que abriga a árvore mais antiga da cidade de Paris exibe design Art Déco. A música de época nos convida a uma viagem no tempo dos anos loucos, os mesmos que inspiraram o filme Meia noite em Paris de Woody Allen. E claro a experiência fica melhor se acompanhada de uma taça de champanhe ou uma xícara de chá.

O balcão vitrine é uma perdição! Ali entre os nove sabores em exposição é quase impossível escolher um só. Na boca a massa bem tostada não é dura e o recheio parece derreter em sua maciez. Nem o gosto da farinha nem da manteiga são percebidos.

Fiquei curiosa em saber quem era a tal Odette. “Fui atrás!” Odette foi a avó de Frédéric Berthy que, aos 38 anos de idade cansado do mundo da internet ( Microsoft e AOL) resolveu abrir seu próprio negócio explorando o sabor dos choux de sua infância. O gosto do passado que relembra a receita da avó de Frédéric foi alcançado junto com um time de chefes pâtissieurs.

Os sabores vão dos clássicos e tradicionais como chocolate, café, baunilha, e pistache até os mais modernosos como chá verde, frutas do bosque, limão, praliné e caramelo de manteiga salgada.

O toque final fica por conta do glacê no topo de cada choux que assim como nos doghnuts servem principalmente para distinguir os sabores.

Apesar de moderno e sem trazer consigo nenhuma tradição o choux da Odette é uma delícia que fica na memória.

Odette Paris - 02  - Odette Paris 02 - Odette Paris: uma das melhores pâtisseries da FrançaOdette Paris - 03  - Odette Paris 03 - Odette Paris: uma das melhores pâtisseries da FrançaOdette Paris - 04  - Odette Paris 04 - Odette Paris: uma das melhores pâtisseries da França

Serviço
Odette Paris
Rue Galande, 77 – 5eme.

http://www.odette-paris.com/

Comente!