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Osklen: a história da marca que tornou o ‘made in Brazil’ luxo global

BLOGAZINE conta a história da marca Osklen, que conseguiu alinhar a identidade ‘made in Brazil’ ao apelo global de luxo

Conheça a história da Osklen, a marca brasileira mais celebrada da atualidade (Foto:Reprodução)  Osklen: a história da marca que tornou o 'made in Brazil' luxo global Hist  ria da Osklen

Conheça a história da Osklen, a marca brasileira mais celebrada da atualidade (Foto:Reprodução)

Difícil não perceber a Osklen como uma das marcas brasileiras mais celebradas da atualidade. Apropriando-se do lifestyle brasileiro, a história da marca une sofisticação e despojamento, urbano e natureza, global e local, orgânico e tecnológico.

A Osklen começou sua história com o médico de Caxias do Sul Oskar Metsavaht, vindo de uma família gaúcha com tradição na medicina e o hobby de praticar esportes radicais e fazer viagens de aventura. Ele embarcou para França em 1988 com objetivo de se especializar em Traumatologia do Esporte no Hospital Pitié-Salpetrière, em Paris. Durante a viagem, escalou Mont Blanc – maior montanha da Europa –, aumentou sua rede de amigos alpinistas e aproveitou para conhecer estilistas franceses.

Oskar Metsavaht criança com roupa de frio e segurando uma prancha de surf  Osklen: a história da marca que tornou o 'made in Brazil' luxo global historia osklen oskar Metsavaht

Oskar Metsavaht criança. Viagens de aventura e prática de esportes radicais é herança de família

De volta ao Brasil, foi convidado para participar de uma expedição ao monte Aconcágua (na Cordilheira dos Andes) para pesquisar o condicionamento físico de atletas em condições climáticas extremas. Na condição de médico da equipe, Oskar precisou pesquisar vestimentas adequadas para suportar o frio intenso. Percebeu, em 1986, um déficit em roupas térmicas no País e por isso desenvolveu o Storm Tech System, um tecido com membrana interna permeável que fazia com que o suor evaporasse para manter o corpo seco e aquecido. Dez casacos foram confeccionados artesanalmente com esse material e o assédio dos amigos obrigou Metsavaht a produzir mais peças.

Imagem em preto e branco em que Oskar Metsavaht está na França escalando o Mont Blanc e o casaco que fez em sua viagem de volta ao Brasil  Osklen: a história da marca que tornou o 'made in Brazil' luxo global historia osklen oskar Metsavaht 2

Na França, Oskar escalou a montanha Mont Blanc. De volta ao Brasil, criou uma série de casacos de neve com tecnologia própria — o primeiro produto da Osklen

E esse foi o momento de lançamento da marca Terras de Aventura Indústria de Artigos Esportivos (Osklen), que vendia casacos de neve para seu nicho de mercado. “Osklen” mistura os nomes Oskar, Leonardo ( irmão de Metsavaht) e Milene (uma antiga namorada do empresário).

10 de dezembro de 1989. Essa é a data de inauguração de primeira loja Osklen no balneário turístico de Búzios, com investimento inicial de 7 mil dólares.

Apesar de ser um contra-senso vender roupa para neve em uma cidade praiana, Oskar sabia que o público que frequentava hotéis de Búzios também visitava países de clima frio. Depois da aceitação, ampliou sua linha de casacos de neve com mochilas, camisetas e bermudas.

Estabelecida em seu ponto de venda, a marca decidiu abrir um novo ponto de venda no São Conrado Fashion Mall, no Rio de Janeiro, em 1991. No ano seguinte, colocou em ação a estratégia de marketing do primeiro desfile Osklen, no Golden Room do hotel Copacabana Palace. Socialites, surfistas, embaixatrizes e artistas foram prestigiar. Jornalistas elegeram a marca como a melhor de moda esportiva no prêmio Rio Sul.

Inspirada no Taiti, a primeira coleção de bermudas de surfe foi lançada em 1996, com tecido especial (Aqualight) e estampas de hibiscos da região. No fim dos anos noventa a Osklen ampliou suas coleções de moda com a linha feminina. Além do snowboard, o surfe, o trekking e o skate também ganharam produtos da marca, sempre prezando por design diferenciado e tecnologia têxtil.

As primeiras campanhas de moda da Osklen...  Osklen: a história da marca que tornou o 'made in Brazil' luxo global Campanhas Osklen 01

As primeiras campanhas de moda da Osklen…

... traziam imagens do lifestyle esportivo ...  Osklen: a história da marca que tornou o 'made in Brazil' luxo global Campanhas Osklen 02

… traziam imagens do lifestyle esportivo …

... do Rio de Janeiro  Osklen: a história da marca que tornou o 'made in Brazil' luxo global Campanhas Osklen 03

… do Rio de Janeiro

O design particular deu vida à Osklen Collection, em 2003. A nova linha reúne peças conceituais que são confeccionadas no atelier de estilo da marca com materiais sofisticados, acabamentos diferenciados e feitos em séries limitadas. Esse também foi o start da Osklen no calendário da semana de moda São Paulo Fashion Week com a coleção Surfing The Mountains.

Atualmente a grife se divide em três linhas por coleção: Royal Label (com peças exclusivas e sofisticadas), Osklen Sport e a Brazilian Soul – com peças coloridas e estampadas que refletem a cultura brasileira.

Com o enorme sucesso e pensamento de vanguarda, a Osklen se reposicionou no mercado como uma marca global. A primeira loja fora do Brasil foi inaugurada em Portugal, em março de 2003. O país foi escolhido por sua proximidade cultural com o Brasil.

Campanha da marca Osklen com uma modelo com capuz vermelho e luzes noturnas ao fundo  Osklen: a história da marca que tornou o 'made in Brazil' luxo global Campanhas Osklen 021

Por ser uma marca que não se atém à tendências, a Osklen não enfrentou grandes problemas em sua entrada no mercado internacional. Seu primeiro desfile na New York Fashion Week aconteceu em setembro de 2012.

Posicionando-se como marca de luxo no exterior, hoje a Osklen está presente nos Estados Unidos, Itália, Japão e Argentina.

Oskar Metsavaht trabalhando como designer e cinegrafista  Osklen: a história da marca que tornou o 'made in Brazil' luxo global historia osklen

Oskar Metsavaht em ação. Ele idealiza todas as campanhas publicitárias da Osklen desde o início (Foto:Reprodução)

O ponto de partida para a criação vem sempre de Oskar Metsavaht, que na maioria das vezes imagina a campanha antes da coleção e por isso faz questão de assinar a direção de arte das imagens publicitárias da Osklen. “Crio a atmosfera da história e faço meus próprios filmes, por meio dos quais posso compartilhar a cena que imaginei no início do processo. As peças são desenhadas para ser o figurino do meu filme. E é possível assisti-lo em cada detalhe da coleção. Só fico satisfeito quando os elementos propostos para cada peça, as cores, as texturas e as silhuetas passam a ser usados pelos personagens do filme que criei”, disse Metsavaht. Quem executa o que está no imaginário do fundador da empresa é a diretora de estilo da Osklen há 13 anos, a estilista Juliana Suassuna.

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Desde os anos 90, Metsavaht defende causas sociais e ambientais por meio do Instituto E, organização sem fins lucrativos com sede no Rio de Janeiro que promove o desenvolvimento humano de maneira sustentável. O projeto e-fabrics, dentro do Instituto E, identifica matérias-primas que podem ser usadas pela indústria têxtil respeitando critérios socioambientais. Lã orgânica, couro ecológico dublado com sarja, tricô de palha de seda, shantung de seda e tresset de palha de seda são alguns dos materiais ecologicamente corretos usados pela grife.

Mostruário com produtos sustentáveis produzidos pelo Instituto E da Osklen  Osklen: a história da marca que tornou o 'made in Brazil' luxo global e fabrics Osklen 01

Projeto e-fabrics da Osklen

Pordutos e-fabrics exposto  Osklen: a história da marca que tornou o 'made in Brazil' luxo global e fabrics Osklen 02

Instituto e // institucional // Fashion Rio 2010 from Ju Lins on Vimeo.

É interessante pensar que no preço final de um produto Osklen também existe uma parcela de consumo consciente, sustentável. A produção da marca presa pela neutralização de CO2 e redução de energia, além de investir na região em que se extrai aquela matéria-prima.

As decisões do médico que virou empresário fizeram dele um milionário apontado pela Forbes, em 2012, como promessa de se tornar bilionário em um futuro próximo. Na época, Oskar Metsavaht tinha um patrimônio avaliado em 400 milhões de dólares.

Com mais de 65 pontos de venda espalhados pelo mundo, o faturamento estimado da Osklen ficou em 222 milhões de reais em 2012. O lucro da empresa não é divulgado.

Com intenção de captar investimento para se fortalecer no mercado internacional, a grife selou a venda de 30% de suas ações para a Alpargatas, dona da Havaianas, por algo em torno de R$ 120 milhões. A empresa foi avaliada em 13 vezes o valor do Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), métrica considerada alta para o setor varejista.

Metsavaht diz que escolheu a Alpargatas pela possibilidade de poder liderar um projeto de um grupo de moda global. “É um luxo, como designer, poder escolher. Mas na PPR eu ia ser mais uma dentre tantas marcas”, disse ele. “Quero permanecer no projeto. Com a Alpargatas, vou poder acelerar esse crescimento”, afirmou.

O fundador da Osklen chegou a negociar com pelo menos quatro interessados: o grupo francês Pinault-Printemps-Redoute (PPR), dono da Gucci; o grupo LVMH, dono da Louis Vuitton; e a consultoria americana de marcas de luxo Marvin Traub, além da brasileira Alpargatas. O diretor-presidente da Alpargatas Márcio Utsch revelou que a compra faz parte de uma estratégia do grupo de formar um portfólio de marcas com potencial de virar objeto de desejo. Por isso a internacionalização da Havaianas e a compra de direitos para explorar as marcas Mizuno e Timberland no País. A Osklen é a primeira marca de vestuário dentro do grupo.

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co-fundador da BLOGAZINE, gosta mais de mostarda do que de ketchup. Acredita que internet deveria ser igual ao sol: disponível para todos se beneficiarem

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  • Moises L
    14 de agosto de 2016

    Excelente Empresa! Produtos de ótimos materiais e qualidade! Pena ter cedido 30% de suas ações para o grupo Alpargatas pois a mesma esta sendo tragada pelo lamaçal da Lava Jato, a ponto de passar por uma séria crise financeira interna…!

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