LENDO

Criaturas de Patricia Piccinini chegam ao CCBB Bra...

Criaturas de Patricia Piccinini chegam ao CCBB Brasília

CCBB Brasília abriga criaturas surreais de Patricia Piccinini

Estranhas figuras criadas pela artista australiana Patricia Piccinini chegam ao CCBB Brasília pela mostra ComCiência, que está em exibição desde o dia 21 de janeiro e segue até 4 de abril.

Ao mesmo tempo repulsivos e sedutores, os seres concebidos pela artista em seu estúdio de Melbourne – que em muito se assemelha a um espaço de criação de efeitos especiais para o cinema, com seus ateliês de pele, unha ou cabelo – provocam uma imediata e paradoxal resposta do público. Se por um lado suas formas causam asco ou repulsa, sua familiaridade e doçura geram uma empatia quase imediata. A ideia é refletir sobre efeitos da ciência e dos limites morais e éticos do ser humano.

“Sou interessada em descobrir o sentido do que é ser humano no âmbito da engenharia genética e da biotecnologia, e como essas tecnologias influenciam a maneira como nos relacionamos com o mundo. O mundo que crio existe em algum lugar entre o que conhecemos e o que está quase sobre nós (a imaginação, ou o futuro). Minhas criaturas, apesar de estranhas e por vezes inquietantes, não são assustadoras. Em vez disso, é a sua vulnerabilidade que muitas vezes vem à tona. Elas pedem que as olhemos além de sua estranheza, nos convidando a aceitá-las. Somos cercados por modificações genéticas escondidas em nossos alimentos e animais, sem ao menos dar conta! Eu não induzo o visitante a pensar qualquer coisa sobre engenharia genética, mas pergunto como eles se sentem frente a essas possibilidades. Trabalho com uma variedade de materiais e linguagens, de esculturas feitas de silicone e fibra de vidro a fotografia e vídeo, passando pelo desenho e a pintura”, resume a artista, cujo trabalho já foi levado a inúmeras galerias ao redor do mundo e teve destaque nas Bienais de Liverpool, Berlim, Havana e Veneza. Na edição de 2003 desta última, foi a única representante da Austrália com a mostra individual We are Family.

Intitulada ComCiência, a primeira exposição individual de Patricia Piccinini no Brasil traz um amplo apanhado da produção da artista e reúne alguns de seus principais trabalhos.

Patricia Piccinini CCBB Brasília ComCiência - BLOGAZINE - 01  Criaturas de Patricia Piccinini chegam ao CCBB Brasília Patricia Piccinini CCBB Bras  lia ComCi  ncia BLOGAZINE 01Patricia Piccinini CCBB Brasília ComCiência - BLOGAZINE - 02  Criaturas de Patricia Piccinini chegam ao CCBB Brasília Patricia Piccinini CCBB Bras  lia ComCi  ncia BLOGAZINE 02Patricia Piccinini CCBB Brasília ComCiência - BLOGAZINE - 03  Criaturas de Patricia Piccinini chegam ao CCBB Brasília Patricia Piccinini CCBB Bras  lia ComCi  ncia BLOGAZINE 03Patricia Piccinini CCBB Brasília ComCiência - BLOGAZINE - 04  Criaturas de Patricia Piccinini chegam ao CCBB Brasília Patricia Piccinini CCBB Bras  lia ComCi  ncia BLOGAZINE 04Patricia Piccinini CCBB Brasília ComCiência - BLOGAZINE - 05  Criaturas de Patricia Piccinini chegam ao CCBB Brasília Patricia Piccinini CCBB Bras  lia ComCi  ncia BLOGAZINE 05Patricia Piccinini CCBB Brasília ComCiência - BLOGAZINE - 06  Criaturas de Patricia Piccinini chegam ao CCBB Brasília Patricia Piccinini CCBB Bras  lia ComCi  ncia BLOGAZINE 06

 

ComCiência – Patricia Piccinini

CCBB Brasília

SCES, Trecho 02, lote 22 – Brasília (DF)

Tel.: (61) 3108-7600

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h

Entrada gratuita

Classificação indicativa: livre

De 21 de janeiro a 04 de abril

Curadoria: Marcello Dantas

 

PROGRAMAÇÃO 21 de janeiro, aberta ao público

Dia 20 de janeiro: Voo do balão sobre Brasília (Esplanada dos Ministérios, 16h30)

Dia 23 de janeiro: Palestra aberta ao público da artista Patrícia Piccinini (Teatro I, 19h30; distribuição de senhas uma hora antes do evento)

Dia 23 de janeiro: Balão estará exposto nos jardins do CCBB

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comente!


INSTAGRAM
#BLOGAZINE