CCBB Brasília abriga criaturas surreais de Patricia Piccinini

Estranhas figuras criadas pela artista australiana Patricia Piccinini chegam ao CCBB Brasília pela mostra ComCiência, que está em exibição desde o dia 21 de janeiro e segue até 4 de abril.

Ao mesmo tempo repulsivos e sedutores, os seres concebidos pela artista em seu estúdio de Melbourne – que em muito se assemelha a um espaço de criação de efeitos especiais para o cinema, com seus ateliês de pele, unha ou cabelo – provocam uma imediata e paradoxal resposta do público. Se por um lado suas formas causam asco ou repulsa, sua familiaridade e doçura geram uma empatia quase imediata. A ideia é refletir sobre efeitos da ciência e dos limites morais e éticos do ser humano.

“Sou interessada em descobrir o sentido do que é ser humano no âmbito da engenharia genética e da biotecnologia, e como essas tecnologias influenciam a maneira como nos relacionamos com o mundo. O mundo que crio existe em algum lugar entre o que conhecemos e o que está quase sobre nós (a imaginação, ou o futuro). Minhas criaturas, apesar de estranhas e por vezes inquietantes, não são assustadoras. Em vez disso, é a sua vulnerabilidade que muitas vezes vem à tona. Elas pedem que as olhemos além de sua estranheza, nos convidando a aceitá-las. Somos cercados por modificações genéticas escondidas em nossos alimentos e animais, sem ao menos dar conta! Eu não induzo o visitante a pensar qualquer coisa sobre engenharia genética, mas pergunto como eles se sentem frente a essas possibilidades. Trabalho com uma variedade de materiais e linguagens, de esculturas feitas de silicone e fibra de vidro a fotografia e vídeo, passando pelo desenho e a pintura”, resume a artista, cujo trabalho já foi levado a inúmeras galerias ao redor do mundo e teve destaque nas Bienais de Liverpool, Berlim, Havana e Veneza. Na edição de 2003 desta última, foi a única representante da Austrália com a mostra individual We are Family.

Intitulada ComCiência, a primeira exposição individual de Patricia Piccinini no Brasil traz um amplo apanhado da produção da artista e reúne alguns de seus principais trabalhos.

Patricia Piccinini CCBB Brasília ComCiência - BLOGAZINE - 01  - Patricia Piccinini CCBB Bras  lia ComCi  ncia BLOGAZINE 01 - Criaturas de Patricia Piccinini chegam ao CCBB BrasíliaPatricia Piccinini CCBB Brasília ComCiência - BLOGAZINE - 02  - Patricia Piccinini CCBB Bras  lia ComCi  ncia BLOGAZINE 02 - Criaturas de Patricia Piccinini chegam ao CCBB BrasíliaPatricia Piccinini CCBB Brasília ComCiência - BLOGAZINE - 03  - Patricia Piccinini CCBB Bras  lia ComCi  ncia BLOGAZINE 03 683x1024 - Criaturas de Patricia Piccinini chegam ao CCBB BrasíliaPatricia Piccinini CCBB Brasília ComCiência - BLOGAZINE - 04  - Patricia Piccinini CCBB Bras  lia ComCi  ncia BLOGAZINE 04 683x1024 - Criaturas de Patricia Piccinini chegam ao CCBB BrasíliaPatricia Piccinini CCBB Brasília ComCiência - BLOGAZINE - 05  - Patricia Piccinini CCBB Bras  lia ComCi  ncia BLOGAZINE 05 - Criaturas de Patricia Piccinini chegam ao CCBB BrasíliaPatricia Piccinini CCBB Brasília ComCiência - BLOGAZINE - 06  - Patricia Piccinini CCBB Bras  lia ComCi  ncia BLOGAZINE 06 - Criaturas de Patricia Piccinini chegam ao CCBB Brasília

 

ComCiência – Patricia Piccinini

CCBB Brasília

SCES, Trecho 02, lote 22 – Brasília (DF)

Tel.: (61) 3108-7600

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h

Entrada gratuita

Classificação indicativa: livre

De 21 de janeiro a 04 de abril

Curadoria: Marcello Dantas

 

PROGRAMAÇÃO 21 de janeiro, aberta ao público

Dia 20 de janeiro: Voo do balão sobre Brasília (Esplanada dos Ministérios, 16h30)

Dia 23 de janeiro: Palestra aberta ao público da artista Patrícia Piccinini (Teatro I, 19h30; distribuição de senhas uma hora antes do evento)

Dia 23 de janeiro: Balão estará exposto nos jardins do CCBB

Comente!