Madame Pauline Vintage - MODA - BLOGAZINE - 04  - Madame Pauline Vintage MODA BLOGAZINE 04 - BLOGAZINE explora boutique vintage Madame Pauline

Madame Pauline Vintage é uma das mais badaladas boutiques de achados históricos da moda em Milão. A BLOGAZINE ama falar sobre legado na moda e teve uma conversa valiosa com o proprietário Alessandro Di Lorenzo, que revelou os critérios para selecionar uma peça vintage.

Como nasce a Madame Pauline Vintage?
Eu, minha irmã Cecília e meu sócio Alessio queríamos fazer algo diferente do usual para uma loja vintage. Trabalhamos em cima de uma boutique com atmosfera mais francesa, um pouco mais histórica.

Meu sócio e eu trabalhamos na moda e queríamos um lugar para compartilhar essa nossa paixão. Não é só ‘vintage-histórico’, a loja conta um pouco de história da moda como um todo.

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Como é feita a seleção dos produtos?
A escolha é feita por nós. A mercadoria vem de pessoas privadas e nós selecionamos e colocamos em consignação.

Nossos critérios têm por base a época, o estado de conservação e também a marca. Temos peças do início dos anos 1900 até a década de 70 classificados como vintage. São itens que não seguem necessariamente uma marca, podem vir de ateliês ou alfaiatarias. Dos anos 80 aos dias atuais temos só peças assinadas. Aqui pode-se encontrar uma roupa Prada de duas estações atrás, por exemplo.

Quem são os clientes?
Nossos clientes são primeiramente italianos, mas também temos americanos e russos.

Recentemente o Brasil demonstra muita vontade de vintage, talvez porque não tenha tantos lugares ou porque o nível da oferta não seja assim alto. Já tivemos muitos clientes do Brasil, inclusive que pedem para enviar. A mesma coisa acontece com a China, que antes não aparecia nesse cenário. É uma forma de adquirir um pouco de história.

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Existem clientes secretos? Como funciona o serviço de pesquisa?
Nós colaboramos com departamentos de estilo de várias marcas na pesquisa e é por isso que temos o segundo andar dedicado às peças mais importantes ou históricas. Às vezes a peça é tão desgastada que não pode ser mostrada a clientes (porque não se pode vesti-la), mas serve como objeto de pesquisa. É um trabalho silencioso que envolve confiança. Não revelamos nossos clientes de pesquisa.

Para a pesquisa temos os melhores clientes e isso dá muita satisfação, pois confirma que nossa pesquisa atende às necessidades do mercado da moda. A continuidade do cliente de pesquisa é um belo relacionamento, é a pesquisa que serve para reinterpretações e inspirações. Também é interessante quando uma maison compra sua própria peça assinada conosco porque não tem mais aquele modelo em seus arquivos.

Qual o maior desafio de vendas?
No mundo vintage é mais difícil vender acessórios, sapatos e até mesmo bolsas. É mais fácil vender uma bolsa assinada de três ou quatro estações passadas, muito mais do que a bolsa anos 60. Ao invés disso, o vestido anos 60 é mais fácil de vender.

Qual o próximo projeto?
Temos um projeto de e-commerce. É uma oportunidade para pessoas que estão nos Estados Unidos, por exemplo, comprar uma peça nossa. Recebemos pedidos por Facebook e Instagram, mas sem um e-commerce é muito difícil administrar tudo.

Ter uma loja virtual facilita muito, em especial a forma de pagamento e o envio do produto. Com o e-commerce todo o processo pode durar 24 horas e o cliente terá 30 dias para efetuar qualquer troca.

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O que dificulta o e-commerce vintage?
O e-commerce vintage ainda é uma novidade para as pessoas. Esbarramos, especialmente, na dificuldade da numeração. Muitas vezes as roupas são produtos feitos sob-medida em ateliês. Por isso fornecemos todas as medidas de cada peça e o cliente deve medir seu corpo para saber se serve ou não.

Um sonho, um desejo.
Queremos fazer um museu virtual com imagens de peças que temos e até mesmo que já tivemos e não estão mais disponíveis. As imagens também contarão com peças de colecionadores-amantes (como nós) que queiram expor na rede seus objetos.

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Madame Pauline Vintage
Foro Bonaparte, 74
Milano
Tel. +39 02 49431201

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