Como prevenir doenças do coração

Saúde cardiovascular: Como aproveitar o início do ano para prevenir doenças do coração

heart_7  - heart 7 1024x683 - Como prevenir doenças do coração

O ano já começou e este é ótimo incentivo para iniciar 2016 com o pé direito, cuidando corretamente da saúde do coração e adotando hábitos mais saudáveis. O primeiro passo, segundo o cardiologista do Instituto Dante Pazzanese, Marcelo Bertolami, é a realização de exames, o que pode prevenir ou identificar doenças cardiovasculares para que a pessoa dê início ao processo de tratamento, com acompanhamento de remédios ou não.

O doutor Marcelo Bertolami explica que mesmo que o indivíduo esteja saudável e sem sintomas, deve-se fazer, no mínimo, um check-up básico pelo fato de doenças cardiovasculares serem conhecidas como “silenciosas”. Esse cuidado é ainda mais importante entre os homens, geralmente a partir de 40 anos, e mulheres após a menopausa.

De acordo com uma pesquisa encomendada ao IBOPE Inteligência pelo Movimento Ame o Coração, em julho de 2015, na opinião dos usuários de internet, o câncer seria a doença que mais mata no país. Entretanto, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 17 milhões de pessoas morrem em todo o mundo devido às doenças do coração, sendo esta a causa número um de mortes no Brasil e nos demais países.

A falta de conhecimento dos entrevistados vem ao encontro de outros dois pontos destacados na pesquisa: mais de 40% deles não realizaram exames para diagnosticar o nível de colesterol nos últimos 12 meses e quase metade só vai ao médico quando está com algum problema de saúde ou em casos de emergência. “De forma geral, nossa observação clínica é a de que os brasileiros não atuam na prevenção, realizando avaliações periódicas com um profissional da saúde, mas nas consequências, quando doenças ‘silenciosas’ como a aterosclerose, consequência do colesterol aumentado, da hipertensão arterial e do tabagismo, entre outros, se manifestam de forma grave e muitas vezes fatal”, alerta o doutor Marcelo.

Veja algumas dicas de como cuidar do seu coração ao longo do ano e não se esqueça de que a realização de exames, acompanhada de uma alimentação equilibrada e prática de atividade física é a combinação perfeita para manter a saúde do seu coração ao longo do ano.

Alimentação saudável – Opte pela substituição de alguns alimentos que pode fazer diferença na sua saúde em longo prazo. Veja algumas delas:

  1. Grãos e Cereais Integrais:Prefira os grãos e cereais integrais que são ricos em vitaminas, minerais e fibras.
    2. Gorduras: Prefira consumir gorduras poli e monoinsaturadas, que são as aliadas do coração. Elas estão presentes no abacate, castanhas e nozes, em óleos vegetais (soja, canola, girassol, de oliva) e derivados, como o creme vegetal.
    3. Carnes: Prefira carnes magras, como peito de frango sem pele, carnes sem capa de gordura, ou então escolha peixes como atum e salmão, boas fontes de ômega-3.Como-prevenir-doenças-do-coração  - Como prevenir doen  as do cora    o - Como prevenir doenças do coração

Prática regular de exercício físico – Algumas pessoas não gostam de rotina ou não se adaptam a sempre fazer o mesmo exercício físico, por isso, procure inovar ou escolher diferentes atividades físicas que mais agradam e as intercale na rotina, seja diariamente, semanalmente ou mensalmente.

  1. Esportes ao ar livre (tênis, futebol)
    2. Ginástica, musculação ou treino funcional.
    3. Atividades aeróbicas (caminhada, corrida)
    4. Atividades na água (hidroginásticas, natação)
    5. Dança de salão
    6. Lutas

Comente!

Leave a Comment

Leave A Comment Your email address will not be published