Uso de Whey Protein deve ser individualizado e merece cuidado de pacientes com histórico de doenças renais

Whey Protein  - Whey Protein 1024x768 - Uso de Whey Protein merece cuidados individuais

O uso de Whey Protein é seguro desde que moderado individualmente, com base na dieta, na quantidade de exercícios praticados e no histórico de saúde de cada um. Os riscos de sobrecarga proteica com essa suplementação são semelhantes aos do consumo de carne e frango – uma medida do produto contém 20g de proteína, o mesmo valor encontrado em 150 gramas de um filé de carne, por exemplo. O alerta é, segundo o Dr. Guilherme Giorelli, médico nutrólogo e diretor da Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN, para as pessoas que possuem algum tipo de problema renal.

O especialista explica que o uso excessivo e indevido, de qualquer tipo de proteína, seja ela vinda dos alimentos ou da suplementação com Whey, pode ser um fator de risco para pacientes com algum distúrbio nos rins. “O que vai fazer a diferença se o individuo vai evoluir uma doença, na verdade, é saber quem é esse individuo que está tomando Whey. Ele está saudável? Esta acima do peso? Ele já tem uma doença renal de base que ele não sabe?”, pontua. “É muito importante lembrar que muitas dessas doenças são silenciosas. Elas não avisam e podemos descobrir quando já é tarde demais”, alerta.

como-tomar-whey-protein  - como tomar whey protein 1024x679 - Uso de Whey Protein merece cuidados individuais

O Whey Protein, quando bem indicado, traz uma série de benefícios. Além da proteína, ele não possui calorias. “Ele ajuda a manter ou ganhar massa muscular, e até mesmo a acelerar a termogênese, ou seja, eles podem ajudar e muito na perda de peso”. Mas é importante lembrar que o uso deve ser adequado ao perfil de vida, harmonizado com a alimentação e a individualização do tratamento.

O assunto também será discutido na III Jornada Carioca de Nutrologia, que acontecerá em Copacabana nos dias 22 e 23 de maio. O evento trará palestras com grandes especialistas e médicos nutrólogos para falar sobre o uso correto e a prática clínica dos complementos alimentares.

Comente!