Materiais inovadores

O evento VivaTech é um hub para inovadores, amantes de tecnologia e pioneiros que promove relacionamento entre startups, investidores e interessados por inovação. A edição de 2017 da Viva Technology aconteceu de 15 a 17 de junho, em Paris.

A tecnologia mais recente em robótica, drones e realidade virtual podem ser vistos de perto pelo público da VivaTech, que este ano teve como palestrantes Bernard Arnault (CEO da LVMH), Daniel Zhang (CEO do Grupo Alibaba), Jeff Immelt (CEO da GE).

O BLOGAZINE esteve in loco no evento e lança uma luz no que há de mais moderno e revolucionário em materiais ligados ao universo da moda e artigos de luxo.

Pollen AM
www.pollen.am

Foram necessários cinco anos para a startup francesa desenvolver sua versão avançada da impressora 3D, batizada PAM. O que é especial nessa máquina (lindíssima por sinal) é a capacidade de imprimir um objeto usando até quatro materiais diferentes.

Impressora 3D batizada PAM, da Pollen AM na vivatech materiais inovadores design - VivaTech Paris Atelier Bartavelle 3D Pollen AM 01 - VivaTech Paris: Rethinking Materials
Impressora 3D batizada PAM, da Pollen AM

A tecnologia patenteada apresentada no LVMH Lab no ano passado já chamou a atenção de algumas marcas de designers locais. A Pollen colaborou com a Atelier Bartavelle, uma marca de prêt-à-porter sustentável e também assinou um contrato com a Courrèges.

Usando pellets como matérias-primas, a PAM não oferece apenas infinitas possibilidades de impressão em qualidade industrial, mas também abre novas oportunidades para experimentar materiais ecológicos. Então, definitivamente, é uma tecnologia que merece nossa atenção!

materiais inovadores design - VivaTech Paris Atelier Bartavelle 3D Pollen AM 02 - VivaTech Paris: Rethinking Materials
Sandálias impressas em 3D do Atelier Bartavelle para coleção SS17

Siga eles: @pollenam

WOODOO

woodoo.fr

A jovem empresa, uma das 32 startups finalistas que estavam competindo pelo primeiro prêmio de inovação LVMH, propõe nada menos do que a próxima geração de madeira.

Por meio de seu processo único, a Woodoo reconstrói a madeira bruta a um nível molecular e transforma-a em um material bonito e translúcido que é realmente mais rígido, econômico e sustentável.

A madeira melhorada resultante da química verde de Woodoo também é resistente à água e ao fogo. Embora a tecnologia vise principalmente o setor de construção, a startup tem certeza de uma ótima perspectiva para futuras colaborações com marcas de luxo.

woodoo vivatech materiais inovadores design - WOODOO 01 - VivaTech Paris: Rethinking Materials

Siga eles: Woodoo no Facebook

 

SERICYNE

sericyne.fr

Nomeado após a proteína que compõe de 20 a 30% da seda, a Sericyne cria uma versão natural e sem ser tecida da fibra.

Os bichos-da-seda são colocados em suportes diversos e se reproduzem imediatamente nessas formas, de modo que não fazem casulos. Pense em impressão em 3D, mas com insetos.

materiais inovadores design - Sericyne 01 - VivaTech Paris: Rethinking Materials

O resultado desse processo livre de crueldade (não causa casulos, portanto, nenhum casulo é aquecido; apenas bichos-da-seda felizes) é um material especial e brilhante, com um aspecto papelado.

Além de seu processo natural inovador, a seda Sericyne também é bastante acessível e vem em uma variedade de formas e cores (rosa milenar também) e pode ser usada com bordados ou flocos de ouro. Não causa surpresa que a Hermès já esteja entre as empresas interessadas pelas criações da startup.

materiais inovadores design - Sericyne 02 - VivaTech Paris: Rethinking Materialsmateriais inovadores design - Sericyne 03 - VivaTech Paris: Rethinking Materials

Siga eles: @sericyne

Comente!